
Vivendo entre Natal e Paris, Sayonara Pinheiro tem formação em artes e urbanismo em Bruxelas e em de
É Típico!
Mostra integra agenda internacional da artista e reafirma sua pesquisa dedicada às relações entre arte, paisagem e território
19 de janeiro de 2026
A artista visual potiguar Sayonara Pinheiro inaugura em Córdoba, na Espanha, a exposição Cartografia do Efêmero na Casa Escondida, . A mostra integra a agenda internacional da artista e reforça sua pesquisa sobre as relações entre arte, paisagem e território.
Com obras em pintura, fotografia e impressões sobre tela, a exposição tem como ponto de partida as falésias da Praia de Pipa, no litoral sul do Rio Grande do Norte. A partir da experiência direta com esse ambiente, Sayonara constrói imagens que registram a paisagem como um espaço em constante transformação, moldado pelo vento, pelo mar e pelo tempo.
Na mostra, as falésias assumem também um sentido simbólico, ao refletirem a instabilidade dos territórios naturais e a transitoriedade da existência. As obras chamam atenção para os impactos da ocupação desordenada das áreas costeiras, evidenciando processos de erosão e a fragilidade dos ecossistemas.
![]()
Cartografia do Efêmero sucede a participação da artista na exposição coletiva Les Amazones, em Paris, e antecede uma série de exposições individuais previstas para a Espanha e países da América Latina.
Vivendo entre Natal e Paris, Sayonara Pinheiro tem formação em artes e urbanismo em Bruxelas e em design gráfico no Brasil. Sua produção investiga a memória dos lugares e as marcas do tempo, articulando poesia visual e reflexão crítica sobre o espaço e o meio ambiente.
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022