Além da loja virtual do Sebo Vermelho, o Acesse & Compre vende obras de arte e produtos diversos
Reportagens
Editora e sebo literário é a primeira loja-âncora do site potiguar de e-commerce dedicado aos pequenos negócios locais
17 de outubro de 2020
por Cinthia Lopes
Dar uma volta no comércio tradicional da Cidade Alta e Alecrim, parar no Sebo Vermelho para ver os lançamentos literários ou entrar em um ateliê de um artista plástico potiguar. Tudo isso em apenas um clique. Há dois anos o portal de vendas Acesse & Compre (acesseecompre.com.br) vem sendo formatado para dar espaço aos pequenos e médios negócios de varejo do Rio Grande do Norte, que necessitam de um canal para impulsionar vendas online ou apenas desejam divulgar seus produtos, com a praticidade de um e-commerce. A plataforma de vendas tem um pé na cultura como diferencial.
Criado pelo empresário Geraldo Spinelli, em sociedade com outros empreendedores, o portal acaba de fechar uma parceria inédita com o lendário sebo e editora de Abimael Silva, que após 30 anos vendendo apenas de forma presencial no sobradinho vermelho da av. Rio Branco, Cidade Alta, chega ao meio online. Com a parceria, o Sebo Vermelho Virtual passa a ser uma loja âncora do Acesse & Compre. A porta de entrada pode ser tanto pelo e-commerce como diretamente no https://www.sebovermelhoedicoes.com.br/
A loja virtual do Sebo Vermelho já dispõe de 450 títulos da própria coleção João Nicodemos de Lima. São obras raras, livros de autores relevantes nas áreas de ficção, poesia, história e reedições fac-similares de autores potiguares. Um desses livros raros que acaba de ganhar reedição e está à venda no site é “Apontamentos sobre a Faca de Ponta”, obra clássica e de referência do escritor e sertanólogo Oswaldo Lamartine.
A publicação em formato livro de arte em papel cartão, capa de Alexandre Oliveira a partir da reprodução de Miro Neto — uma bela xilogravura de um cuteleiro fabricando suas facas artesanais. Logo na capa da loja virtual encontramos também "O coronel de Milícias Caetano Dantas Correia", de Dom José Adelino Dantas e “Esquina da Tavares de Lira com Dr. Barata, Centro Convergente e Irradiador da Vida Natalense”, de Djalma Maranhão. Os preços são os mesmos praticados no sebo físico.
Abimael Silva: "O leitor vai escapar de preços abusivos de sebos virtuais", diz . Uma das obras raras relançadas é "Apontamentos sobre faca de Ponta"
“O Sebo Vermelho lança livros desde 1991 e agora chegou o momento de fazer uso dessa ferramenta tecnológica para facilitar o acesso aos leitores que estão longe”, comentou Abimael. Ele lembra que a nova edição de “Faca de Ponta” custa R$ 70 enquanto em outros sebos virtuais o livro chega quase mil reais. “Assim é possível o leitor escapar de preços abusivos”, comenta.
O espaço do Sebo no Acesse & Compre tem grande visibilidade e os interessados podem conferir toda a descrição do livro, da capa à sinopse e preço. As compras poderão ser feitas no cartão com o frete já calculado. Para Geraldo Spinelli, a chegada do Sebo Vermelho a internet vai ampliar o alcance dos negócios da editora.
DE OBRAS DE ARTE A CASAS PARA VENDER
O perfil cultural do Acesse & Compre não se limita só a loja virtual do Sebo Vermelho. A essência é de valorizar outros pequenos negócios de vendas de discos obras de artistas plásticos e artesãos. Em breve, outros sebos potiguares farão parte da plataforma.
“Passamos dois anos para fazer um ajuste que deixasse o portal com qualidade e fácil acesso. Acreditamos que temos potencial para oferecer soluções de negócios para aumentar as vendas de pequenas e médias empresas, artesãos, artistas e pessoas físicas”, ressalta Spinelli.
A vantagem da plataforma é dispor de check-out prático e um sistema ampliado que permite a inserção de mais de 10 milhões de imagens. Ele lembra que o portal também possui um sistema de proteção de dados cuidadoso e eficiente, para dar segurança para quem vende e para quem compra.
Há desde o artesanato utilitário, como máscaras de algodão à roupas e acessórios, obras de arte dos mais variados estilos, classificados de casas para venda ou aluguel e produtos diversos, alimentos e bebidas, games, produtos para bebês.
A galeria de arte e sebo Aiariu, por exemplo, colocou algumas peças para venda, como o belo quadro em óleo sobre tela que marca o início da carreira do artista plástico Pedro Pereira. A coleção de gravuras da série contíguos, do artista plástico Cláudio Damasceno também estão à venda, assim como os trabalhos em giz de cera de Assis Marinho — “Chegada da Pescaria” - e da artista Jussara de Medeiros Santos — “Floresta em Chamas”. Algumas peças tem até frete grátis.
Também podem ser adquiridas esculturas naif em madeira de imburana do artista Ivan do Maxixe — um homem puxando o carro-de-boi e a imagem de Santo Antônio. Assim como a raríssima obra da escultora Luzia Dantas, datada de 1966.
Surpresas vão aparecendo em cada aba. Noutra, há Cds do mestre do blues BB King e da banda de forró Cavalo de Pau, de Sivuca (“Cabelo de Milho”) e de Fausto Nilo.
Spinelli acredita que a plataforma Acesse & Compre pode ser uma ótima opção para os pequenos negócios que estão recomeçando ou se fortalecendo na pandemia, e ainda não tem estrutura para montar uma site de vendas complexo e viável.
“Queremos proporcionar aos diversos tipos de empresas condições técnicas para que elas se insiram na Internet, além de oferecer uma eficiente opção de mídia digital para bens e serviços de uma maneira geral”. Ele acrescenta que o alcance da plataforma é nacional pelo nível do soft que ela possui. “Temos a possibilidade de ir se desenvolvendo por segmentação. Teremos filtros que dará opção de pesquisa por região, produtos, autores, ou segmentos comerciais”, analisa.
SERVIÇO
Acesse & Compre | acesseecompre.com.br
ou pelo sebovermelhoedicoes.com.br
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022