Jaguar Andrade falará sobre produção musical em bate-papo próxima quarta-feira. Foto: Celia Santos

Agenda Cultural

Sebrae traz guitarrista baiano Jaguar Andrade para bate-papo sobre produção musical

Instrumentista e arranjador que já trabalhou com Carlinhos Brown e Ivete Sangalo, participa do lançamento do Poemúsica 3, dia 10 no Zé Reeira

08 de novembro de 2021

O guitarrista Jaguar Andrade é um nome recorrente em muitos palcos de estrelas da música brasileira, sobretudo de sua terra natal, a Bahia. Como instrumentista e compositor, integrou a banda de Carlinhos Brown por uma década, e trabalhou com Daniela Mercury e Ivete Sangalo. Como músico e arranjador, entrega seu virtuosismo à diversas gravações e turnês ao lado de outros artistas como a Orqkestra Rumpilezz, do saudoso Letieres Leite, Sérgio Mendes, Timbalada, Gilberto Gil e Chico César. Essa bagagem será pontuada em um bate-papo sobre música e produção musical na abertura da programação de lançamento do CD-Livro Poemúsica  3, do escritor Dácio Galvão. O CD-livro traz a nova produção poética do escritor e gestor potiguar, musicada por vários artistas.

A conversa aberta ao público acontecerá na próxima quarta-feira (10), às 18h, no Espaço Ruy Pereira, onde está localizado o emblemático bar Zé Reeira, na Cidade Alta. O músico soteropolitano participa de uma das faixas do álbum, juntamente com Carlinhos Brown.

Jaguar Andrade é formado em Processo de Dados (aplicando conhecimentos na música), técnico em instrumento pelo Colégio Manoel Novaes e pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) no curso de Composição e Regência. O músico tem diversas influências, como Jeff Beck (rock and roll), Stevie Ray Vaughan (Rhythm and blues), Hélio Delmiro (Free jazz).

Com seu instrumento, participou de shows e gravações com grandes artistas nacionais e internacionais como Claudia Leitte, Maria Bethânia, Fiorella Mannoia, Lulu Santos, entre outros. Marcou presença no Rock in Rio (Brasil, Lisboa, Madrid, Las Vegas), Festival de Montreux (Suíça), Festival Internacional de Jazz de Montreal (Canadá) e San Sebastian Jazz Festival (Espanha).

NOITE DE POEMÚSICA 3

A noite de lançamento do novo trabalho de Dácio Galvão também promete converter o espaço público em pista de dança, sob a batuta do DJ Alf. A presença de Jaguar Andrade é patrocinada pelo Sebrae-RN. Já o disco “Poemúsicas 3” sai pelo selo Nação Potiguar, numa parceria do Scriptorium Candinha Bezerra e Fundação Hélio Galvão. Ao todo são 15 poemas musicados. Entre cirandas norteadas, batuques praieiros e até um xote militante, muitas estrelas dialogam com este compilado de poemas da fase recente do autor, que se considera mais motivado politicamente. “O disco-livro coloca os poemas em movimentos integrando linguagens, como faz a récita de Arrigo Barnabé, as sonoridades da guitarra de Jaguar Andrade e o contrabaixo de Arismar do Espírito Santo”, pontua Dácio Galvão. 

Serviço:

Lançamento “Poemúsica 3”, dia 10 de novembro, a partir das 18h, no Espaço Cultural Ruy Pereira (Zé Reeira), Cidade Alta. 

18h - Palco do Ruy Pereira: Bate-Papo sobre música e produção musical com o guitarrista Jaguar Andrade. Mediação: Dácio Galvão

19h30 - Lançamento de “Poemúsica 3”

Discotecagem: DJ Alff

Entrada franca.