Movimento Cultural Segunda do Vagabundo reúne sambistas, comunidade e turistas
É Típico!
Roda de samba capitaneada por músicos do bairro da zona Leste atrai gente de outros bairros, comunidade e turistas
13 de novembro de 2022
Cinthia Lopes
Guardar a segunda-feira para o descanso nunca deu muito certo para quem é do samba. É que a rapaziada sente a falta de um cavaco, de um pandeiro e de um tamborim, já dizia Paulinho da Viola. No bairro das Rocas, celeiro de sambistas em Natal, uma roda de samba formada por músicos que aproveitam o dia de folga dos shows para encontrar amigos, ganhou a simpatia do público e se transformou em um movimento cultural. A famosa “Segunda de Vagabundo'' é realizada em frente ao Esquina Prime, Bar e Conveniência, na Rua Pereira Simões. O local já é ponto de encontro de sambistas, boêmios, jovens e adultos e a turma da maioridade do bairro das Rocas.
Morador das Rocas há 50 anos, o produtor cultural e ator Carlos Volu conta que o projeto se destaca pela diversidade de público e pela tranquilidade do local, atraindo cada vez mais gente de fora do bairro. ”Aqui chegam artistas de várias partes da cidade, jornalistas, influenciadores digitais e também turistas atraídos pela proposta do projeto”, conta.
A 'Segunda de Vagabundo' é inspirada no Samba do Trabalhador, criado pelo sambista Moacyr Luz em Andaraí, bairro do Rio de Janeiro, hoje em dia um projeto que circula até fora do estado . Aqui, o sambinha da folga foi criado por Debinha Ramos, Hugo Xanana, Anderson Tchio e Carlos Arthur, que numa segunda-feira de folga decidiram se encontrar no Esquina e rolou um sambinha de calçada de forma amistosa e sem pretensão, inclusive sem som. "Mas as pessoas que passavam estavam parando pra curtir e apreciar, aí a coisa foi ficando agradável e desse dia nasceu em nós o desejo de alimentar as segundas feiras com um autêntico samba raiz no berço do samba Potiguar", contam os organizadores.
Atualmente a Roda incorporou outros sambistas do bairro, como Serginho, Ery, Carlos Arthur, Roberto Cabanha, Juninho,Waguinho, Denicio, Joel e Odilon, além dos titulares criadores. O ambiente é tranquilo e acolhedor. A programação acontece na rua, de forma aberta, a partir das 19h até 22h. Não tem cobrança de ingressos, é só chegar.
Serviço:
Segunda de Vagabundo, roda de samba aberta ao público, Hoje (14),
19h, em frente ao Esquina Prime, Bar e Conveniência, Rua Pereira Simões, Rocas (zona Leste).
zona Leste de Natal. Entrada franca. Instagram @segundade_vagabundo
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022