Movimento Cultural Segunda do Vagabundo reúne sambistas, comunidade e turistas

É Típico!

Segunda de Vagabundo vira movimento cultural do samba nas Rocas

Roda de samba capitaneada por músicos do bairro da zona Leste atrai gente de outros bairros, comunidade e turistas

13 de novembro de 2022

Cinthia Lopes

Guardar a segunda-feira para o descanso nunca deu muito certo para quem é do samba. É que a rapaziada sente a falta de um cavaco, de um pandeiro e de um tamborim, já dizia Paulinho da Viola. No bairro das Rocas, celeiro de sambistas em Natal, uma roda de samba formada por músicos que aproveitam o dia de folga dos shows para encontrar amigos, ganhou a simpatia do público e se transformou em um movimento cultural. A famosa “Segunda de Vagabundo'' é realizada em frente ao Esquina Prime, Bar e Conveniência, na Rua Pereira Simões. O local já é ponto de encontro de sambistas, boêmios, jovens e adultos e a turma da maioridade do bairro das Rocas.

Morador das Rocas há 50 anos, o produtor cultural e ator Carlos Volu conta que o  projeto se destaca pela diversidade de público e pela tranquilidade do local, atraindo cada vez mais gente de fora do bairro. ”Aqui chegam artistas de várias partes da cidade, jornalistas, influenciadores digitais e também turistas atraídos pela proposta do projeto”, conta.

A 'Segunda de Vagabundo' é inspirada no Samba do Trabalhador, criado pelo sambista Moacyr Luz em Andaraí, bairro do Rio de Janeiro, hoje em dia um projeto que circula até fora do estado . Aqui, o sambinha da folga foi criado por Debinha Ramos, Hugo Xanana, Anderson Tchio e Carlos Arthur, que numa segunda-feira de folga decidiram se encontrar no Esquina e rolou um sambinha de calçada  de forma amistosa e sem pretensão, inclusive sem som. "Mas as pessoas que passavam estavam parando pra curtir e apreciar, aí a coisa foi ficando agradável e desse dia nasceu em nós o desejo de alimentar as segundas feiras com um autêntico samba raiz no berço do samba Potiguar", contam os organizadores.

Atualmente a Roda incorporou outros sambistas do bairro, como Serginho, Ery, Carlos Arthur, Roberto Cabanha, Juninho,Waguinho, Denicio, Joel e Odilon, além dos titulares criadores. O ambiente é tranquilo e acolhedor. A programação acontece na rua, de forma aberta, a partir das 19h até 22h. Não tem cobrança de ingressos, é só chegar.

Serviço:

Segunda de Vagabundo, roda de samba aberta ao público, Hoje (14),

19h, em frente ao Esquina Prime, Bar e Conveniência, Rua Pereira Simões, Rocas (zona Leste).

zona Leste de Natal. Entrada franca. Instagram @segundade_vagabundo