Lançamento do Seis & Meia foi realizado no Sesc Rio Branco, com presença de artistas e apoiadores.

Reportagens

Seis & Meia lança programação híbrida para os 25 anos e confirma lançamento do livro-memória

Estreia é nesta terça-feira na praça de eventos do Praia Shopping com transmissão pela Band Natal. Atração é Galvão Filho cantando Dominguinhos

05 de julho de 2021

As terças-feiras da Ribeira nunca mais foram as mesmas sem o projeto Seis & Meia no Teatro Alberto Maranhão. Desde 1996 o projeto foi responsável pelo habitual burburinho na praça Augusto Severo, as pequenas filas na bilheteria e no acesso aos portões, o bate-papo ruidoso nos jardins e principalmente, a diversidade de artistas locais e nacionais que subiram ao palco levados pelo projeto. Parado desde 2015 após o fechamento do TAM, que está em reforma, o projeto chegou a ensaiar um retorno sem sucesso, mas agora parece que “vai”. Idealizado pelo produtor William Collier e hoje produzido em parceria com Amaury Jr, o Seis & Meia está em momento de retomada para comemorar os 25 anos de existência. Ainda não será no TAM, mas a reestreia marcada para esta terça-feira (6) terá dois formatos novos: a transmissão ao vivo pela Band Natal e presencial na praça do Praia Shopping. Ao todo serão 25 shows gratuitos, em formato híbrido, com artistas potiguares como protagonistas. 

O retorno está sendo possível com patrocínio via Lei Djalma Maranhão , Prefeitura de Natal, Band Natal, Unimed, Fecomércio-RN. A programação foi lançada na manhã desta segunda-feira (5) no Sesc Rio  Branco, e contou com a presença de gestores, artistas e entidades parceiras. Representando a prefeitura o Chefe da Casa Civil, Johan Xavier, o Secretário de Cultura Dácio Galvão, além do presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, o criador do projeto Seis e Meia, William Collier, produtor executivo do projeto, Amaury Junior, diretora do Sesc/RN, Sâmela Gomes, diretor geral da Band/RN, Carlos Bastos.

O primeiro show da temporada 2021 será com o artista Galvão Filho interpretando Dominguinhos. A edição também irá homenagear Terezinha de Jesus que completou 70 anos na sexta-feira passada, com um texto escrito pela consultora do projeto, a pesquisadora e acadêmica Leide Câmara . A abertura fica por conta da cantora Mônica Jucá. De acordo com o produtor Amaury Jr, a parte presencial vai respeitar as as normas de biossegurança contra a Covid-19. O público poderá retirar seu convite uma hora antes de iniciar o show. Serão distribuídas 25 mesas no Praia Shopping, para 150 pessoas, de acordo com o decreto municipal.

O projeto irá celebrar a música popular brasileira todas as terças-feiras, de 6 de julho a 21 de dezembro, com transmissão ao vivo pelo portal e canal do Youtube da Band Natal às 18h30 e reprise aos sábados, com os melhores  momentos em um programa especial no canal aberto da emissora das 18h50 às 19h20. O programa também será replicado na Band Maceió.

O formato não segue aquele antigo — uma atração nacional e uma “janela” local. Os artistas potiguares que passaram pelo palco do projeto durante sua história serão as atrações principais, homenageando o repertório de artistas consagrados que brilharam no Seis e Meia ao longo desses anos. Para as janelas serão convidados novos artistas que preferencialmente não tenham se apresentado no projeto, dando oportunidade para novos talentos. 

“O nosso setor foi um dos mais prejudicados com a pandemia. Todos os teatros e shows foram suspensos, causando uma redução de cerca de 30% em relação a 2019. Mas, não desistimos nunca. Precisamos defender e valorizar todas as leis de incentivos fiscais voltados para a cultura. Tudo isso só está sendo possível graças ao apoio da Prefeitura do Natal e dos nossos demais parceiros. Iremos levar shows para as pessoas até dezembro, aniversário da capital potiguar. Que em 2022 possamos estar no TAM com palco, música, artistas e público”, argumentou o produtor Amaury Júnior, responsável pela produção executiva do projeto.

A programação de julho contará ainda com Isaque Galvão cantando Ângela Maria (13/07), Dodora Cardoso cantando Elba Ramalho (20/07) e Ivando Monte cantando Alceu Valença (27/07). 

Outra novidade confirmada durante o lançamento. O livro com a história do Seis & Meia, escrito por Moacy Cirne há oito anos, que aguardava patrocínio, na ocasião recebeu a promessa de sua viabilização. 

Para o secretário Dácio Galvão, o Seis & Meia é o projeto mais perene que o RN teve, com capacidade para promover shows de artistas nacionais, com preço popular. Marcelo Queiroz, presidente da Fecomércio, disse que o Seis e Meia é um projeto de extrema importância pelo seu caráter formador e democrático e tem na Fecomércio um parceiro, assim como toda a classe artística. 

“Acredito e aposto na cultura brasileira. Levaremos para nossos telespectadores cultura, arte e diversão. Através dos nossos canais, consumimos de casa muito lazer e música de boa qualidade. Estaremos dando visibilidade e rompendo fronteiras de audiência, pois além da Band Alagoas ser repetidora da Band Potiguar, iremos transmitir ao vivo pela internet, através do youtube para o mundo inteiro, relata Carlos Frederico Bastos, diretor geral da Band.