Sambista Elaine Morgado é cria do bairro Engenho de Dentro e compôs primeiro samba aos 14 anos

Agenda Cultural

Selma do Samba e Elaine Morgado entram na roda “Mulheres Sambando mundo afora”

Projeto capitaneado pelo Mulheres do Samba potiguar realiza nova live neste sexta-feira, às 19h, com show e bate-papo

15 de outubro de 2020

As rodas presenciais ainda estão longe de aquecer as ruas da cidade, mas nem por isso o samba parou. No mundo virtual, toda sexta-feira é dia de “live” da Roda de Mulheres do Samba Potiguar, no perfil do grupo no Facebook e canal do youtube.  

Nesta sexta-feira (16) a partir das 19h, o samba autoral e os clássicos dão o tom das  vozes femininas de Selma do Samba, de Pernambuco, e a carioca Elaine Morgado. Como titulares da live e do bate-papo estão as cantoras e compositoras Marieta Maia e Anna Fernandêz, que integram o primeiro movimento cultural feminino de compositoras, musicistas e cantoras.

Além das apresentadoras, participam do Roda de Mulheres as artistas Fátima Costa, Ivaneide Paulina, Edy Costa, Ivone Salsa, Cleide Braga, Nair Damasceno, Hilda Bibiba, Tatiane Costa, Cléo Matos, Lilly  Ferreira, Dalvaci Neves, Vilma Xavier, Hélia Braga, Patty e Deny Nascimento. 

A convidada da noite, Dona Selma começou a compor aos 14 anos de idade e aos 18, assinou contrato com a Copacabana Discos, mas com a falência da gravadora, deixou de lado seu sonho de gravar um disco por muitos anos. No final da década de 1990 se mudou para Pernambuco com o marido, que era militar. Em Recife, alguns anos depois, passou a compor o coletivo “Mesa de Samba Autoral de Pernambuco”. Em 2011 foi uma das convidadas de Karynna Spinelli,  ao lado de Jorge Riba, Lucinha Guerra, Demóstenes, Rui Ribeiro, Carlos Ferrera e Grupo Samba 10, no evento “Clube do Samba de Recife - 21º Encontro”, realizado no espaço Acadêmico do Morro, em Recife (PE). Em 2018 foi homenageada pelo Samba da vela -SP no projeto “Flores em vida”. No ano passado, lançou o CD juntamente com Pagode Nascimento.

Já a sambista Elaine Morgado é cria do bairro do Engenho de Dentro, Zona Norte do Rio de Janeiro. Eclética, vai da Bossa Nova ao samba. Intérprete de Clara Nunes, Beth Carvalho, Alcione e Elis Regina, gravou dois Cds independentes, o primeiro chamado “ Elaine Morgado” com direção musical de Luizinho Nascimento. E o segundo, “Compasso da Vida”, com sambas inéditos de sua autoria, em parceria do pianista e arranjador Reinaldo Arias  Atualmente faz parte do grupo de compositores do Resistência, oriundos o G.R.E.S. Acadêmicos do Engenho da Rainha.