Fábio Trummer, Alexandre Urêa, André Oliveira, Rob Meira e Kiko Meira estão de volta aos palcos
Agenda Cultural
Com 30 anos de estrada, banda olindense é uma das expoentes do movimento Manguebeat
02 de abril de 2022
Redação TL
Quando Chico Science e Nação Zumbi gravaram “Quando a Maré Encher”, nos idos de 90, a Banda Eddie já estava agitando as ladeiras de Olinda. Assim como Nação, Otto e Mundo Livre s/a, a banda vivenciou de perto a explosão do movimento MangueBeat, e não por acaso a música imortalizada pelo expoente Chico Science é de autoria do vocalista da Eddie, Fábio Trummer. Mais de trinta anos depois, o grupo fundado em 1989 continua ativa e produzindo músicas marcadas pela essência dos olindenses em misturar samba, frevo e outros ritmos nordestinos ao rock, reggae e rap, abordando poeticamente temáticas sociais e existenciais. Em 2018 lançaram “Mundo Engano” e ano passado saiu o disco “Atiça”, sempre com um pé em Pernambuco e outro no mundo, assim como preconizou o movimento mangue.
Com a volta dos shows presenciais e dos festivais, a oportunidade de cair na estrada chegou. E neste sábado (2), Fábio Trummer (vocal e guitarra), Alexandre Urêa (percussão e voz), André Oliveira (trompete, teclados e samples), Rob Meira (baixo) e Kiko Meira (bateria) aportam no jardim no Memorial Câmara Cascudo para abrir o Festival DoSol.
O repertório será pinçado dos sete discos lançados e entoados em tantos carnavais, como “Pode Me Chamar”, “Baile da Betinha”, “Bairro Novo / Casa Caiada", "Olinda Original Style", "Carnaval no Inferno”. Espera-se também que incluam "O Amargo”, composição do natalense Gustavo Lamartine gravada pela Banda Eddie na década de 90.
https://www.youtube.com/watch?v=98w5OFJWZ0w
Realizada pela primeira vez na Cidade Alta, a programação desta primeira noite do Dosol ainda conta com show do FERVE, coletivo formado pelo produtor do festival, Anderson Foca e os paraibanos Guirraiz, e Daniel Jesi e vai contar com a participação de Aiyra. Também na programação se apresenta o rap do Diniz K9 e a discotecagem de Jaiara Fontes. A temporada de shows e residências artísticas começou e é gratuita.
Confira a programação completa do festival AQUI
Serviço:
Por do Som e do Sol. Sábado, dia 2, a partir das 16h
INGRESSOS GRATUITOS (RETIRADA UMA HORA ANTES DE CADA APRESENTAÇÃO NO LOCAL)
Sábado, 02 de abril, 16h – Pôr do Som & Dosol
Eddie (PE)
Ferve & Aiyra (RN/PB)
DinizK9 (RN)
Jaiara Fontes (RN)
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022