Fábio Trummer, Alexandre Urêa, André Oliveira, Rob Meira e Kiko Meira estão de volta aos palcos

Agenda Cultural

Será o Baile da Betinha? Banda Eddie volta a Natal no Pôr do Som e do Sol

Com 30 anos de estrada, banda olindense é uma das expoentes do movimento Manguebeat

02 de abril de 2022

Redação TL

Quando Chico Science e Nação Zumbi gravaram “Quando a Maré Encher”, nos idos de 90, a Banda Eddie já estava agitando as ladeiras de Olinda. Assim como Nação, Otto e Mundo Livre s/a, a banda vivenciou de perto a explosão do movimento MangueBeat, e não por acaso a música imortalizada pelo expoente Chico Science é de autoria do vocalista da Eddie, Fábio Trummer. Mais de trinta anos depois, o grupo fundado em 1989 continua ativa e produzindo músicas marcadas pela essência dos olindenses em misturar samba, frevo e outros ritmos nordestinos ao rock, reggae e rap, abordando poeticamente temáticas sociais e existenciais. Em 2018 lançaram “Mundo Engano” e ano passado saiu o disco “Atiça”, sempre com um pé em Pernambuco e outro no mundo, assim como preconizou o movimento mangue.

Com a volta dos shows presenciais e dos festivais, a oportunidade de cair na estrada chegou. E neste sábado (2),   Fábio Trummer (vocal e guitarra), Alexandre Urêa (percussão e voz), André Oliveira (trompete, teclados e samples), Rob Meira (baixo) e Kiko Meira (bateria) aportam no jardim no Memorial Câmara Cascudo para abrir o Festival DoSol. 

O repertório será pinçado dos sete discos lançados e entoados em tantos carnavais, como “Pode Me Chamar”, “Baile da Betinha”, “Bairro Novo / Casa Caiada", "Olinda Original Style", "Carnaval no Inferno”. Espera-se também que incluam "O Amargo”, composição do natalense Gustavo Lamartine gravada pela Banda Eddie na década de 90.

 

https://www.youtube.com/watch?v=98w5OFJWZ0w

Realizada pela primeira vez na Cidade Alta, a programação desta primeira noite do Dosol ainda conta com show do FERVE, coletivo formado pelo produtor do festival, Anderson Foca e os paraibanos Guirraiz, e Daniel Jesi e vai contar com a participação de Aiyra. Também na programação se apresenta o rap do Diniz K9 e a discotecagem de Jaiara Fontes. A temporada de shows e residências artísticas começou e é gratuita. 

Confira a programação completa do festival AQUI


Serviço:

Por do Som e do Sol. Sábado, dia 2, a partir das 16h
INGRESSOS GRATUITOS (RETIRADA UMA HORA ANTES DE CADA APRESENTAÇÃO NO LOCAL)
Sábado, 02 de abril, 16h – Pôr do Som & Dosol
Eddie (PE)
Ferve & Aiyra (RN/PB)
DinizK9 (RN)
Jaiara Fontes (RN)