Romancista de Currais Novos, José Bezerra Gomes dá nome ao festival que une cinema e literatura
É Típico!
Realizado pelo Casarão da Poesia, projeto foi contemplado no edital da Penas Pecuniárias do TJ-RN
06 de março de 2023
O Seridó é fértil de romancistas e poetas que carregam a região em suas narrativas. Um deles é o romancista e poeta José Bezerra Gomes (1911-1982). Nascido no Sítio Brejuí, em Currais Novos, Bezerra deixou vários livros que trazem as realidades de sua época, como as plantações de algodão. Nada mais justo do que a homenagem ao autor ser o nome da primeira edição do Festival José Bezerra Gomes de Cinema e Literatura do Rio Grande do Norte. O evento, realizado pelo grupo Casarão da Poesia, começa nesta quarta-feira (8) em Currais Novos e reunirá cinema, poesia, música em uma série de programações voltadas para público e para os artistas potiguares. As atividades vão até o próximo dia 14 de março, data em que se comemora o Dia Nacional da Poesia.
A programação do evento contará com oficina de cinema e poesia, além de uma mostra do audiovisual potiguar, e ainda apresentações musicais. Também ocorrem lançamentos do filme “Sertão Bruto” (Trapiá Filmes), da revista “Brutos” (Bruno César e Istelo Almeida) e do livro “Por Que Não se Casa, Doutor?”, com edição do Sebo Vermelho.
O I Festival de Cinema e Literatura José Bezerra Gomes é um projeto aprovado no Edital das Penas Pecuniárias do Tribunal de Justiça do RN, contando ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Currais Novos.
As atividades do festival contarão ainda com rodas de conversa, ações itinerantes nas escolas de Currais Novos, Lagoa Nova e Cerro Corá e comunidades adjacentes, e feira de livros. Entre os nomes confirmados para as atividades estão os cineastas Buca Dantas, Lourival Andrade, as poetisas Luma Carvalho, Adélia Danielli e Iara Maria Carvalho, os escritores Wescley J.Gama e Bruno César, entre outros nomes, como o editor Abimael Silva, da editora Sebo Vermelho. Segundo a coordenadora do Festival, a poetisa Iara Maria Carvalho, a ideia do evento é propiciar acesso à cultura e divulgar os trabalhos de artistas locais.
A coordenadora comenta o evento:
“O Festival compreende várias ações, não apenas na área de audiovisual e de literatura. Temos também música, o aspecto da formação, com oficina de poesia, fazendo o diálogo com o cinema como potência para escrita literária. Teremos também uma mostra de curtas, com bate-papo sobre o setor audiovisual potiguar. Será um momento de prestigiarmos a cultura do Rio Grande do Norte e dialogarmos sobre legislações, cenários e perspectivas. Imaginamos que essas ações terão impactos importantes na região para dar visibilidade à figura inspiradora de José Bezerra Gomes e mostrarmos o que o RN produz de bom para a arte."
Ainda de acordo com a coordenadora, o Festival vai prestar homenagens a um dos artistas mais expoentes do Seridó, José Bezerra Gomes (1911-1982), escritor curraisnovense autor de romances, ensaios e poesias que marcaram a cultura de Currais Novos.
“José Bezerra Gomes já povoa nosso imaginário enquanto artistas e escritores há muito tempo. Ele foi um intelectual muito importante para Currais Novos. Até hoje sua obra permanece atual, com relação à linguagem, tema e estilos. Ele dialogou com muitos intelectuais do Estado e do Brasil. Eu e Luma Carvalho já tivemos vivências com a obra dele na época da educação básica, com performances poéticas e já escrevemos textos acadêmicos sobre ele. Há uma questão afetiva”, aponta Iara Carvalho.
Sobre José Bezerra Gomes
José Bezerra Gomes é autor de quatro livros: Os Brutos (1938), Por Que Não se Casa, Doutor? (1944), A Porta e o Vento (1974) e Antologia Poética (1975). Sua obra aborda a temática regionalista nordestina. O contexto ficcional de José Bezerra Gomes é a região do Seridó, a cidade de Currais Novos e as plantações de algodão, onde o autor construiu seus personagens no universo deste sertão norte-rio-grandense.
SERVIÇO
O quê: I Festival de Cinema e Literatura José Bezerra Gomes
Quando: 08/03 - 14/03
Onde: Currais Novos, Lagoa Nova, Cerro Corá
*Programação completa:*
FESTIVAL DE CINEMA E LITERATURA JOSÉ BEZERRA GOMES
08/03
TARDE
14H – OFICINA DE CINEMA E POESIA
ARTISTA: Adélia Danielli
LOCAL: Casa de Cultura Popular
14h – CASARÃO ITINERANTE
ARTISTAS: Grupo Casarão de Poesia e Palhaço Mingau
LOCAL: Escola Municipal Justino Dantas (Distrito da Cruz)
NOITE
19H – MOSTRA DE AUDIOVISUAL POTIGUAR
CURADORIA: Adélia Danielli
BATE-PAPO com Buca Dantas e Adélia Danielli
LOCAL: Casa de Cultura Popular
09/03
TARDE
14H – OFICINA DE CINEMA E POESIA
ARTISTA: Adélia Danielli
LOCAL: Casa de Cultura Popular
14h – CASARÃO ITINERANTE
ARTISTAS: Grupo Casarão de Poesia e Palhaço Mingau
LOCAL: 28° Unidade Escolar (Comunidade dos Negros do Riacho)
NOITE
19H – SARAU DE ANIVERSÁRIO
LOCAL: Casarão de Poesia
10/03
NOITE (19H)
LOCAL: Teatro Municipal Ubirajara Galvão
Grupo Sostô
Lançamento do filme SERTÃO BRUTO (Trapiá Filmes)
Lançamento da revista BRUTOS (Bruno César e Istelo Almeida)
Lançamento do livro POR QUE NÃO SE CASA, DOUTOR? (Edição do Sebo Vermelho)
RODA DE CONVERSA: Revisitando José Bezerra Gomes
Abimael Silva (Editor)
Lourival Andrade (Roteirista e Diretor)
Bruno César (Roteirista)
Istelo Almeida (Ilustrador)
Alexandre Muniz (Ator)
MEDIAÇÃO: Grupo Casarão de Poesia
Feira de livros: Sebo Encanto do Cordel, Sebo Vermelho e Sebo Letra N'Ativa
11/03
NOITE (19H)
LOCAL: Praça Tetê Salustino
Wescley Gama e Gildo Cruz
Manoel Benedito
Batalha do Gueto
Banda Ritornellos
13/03 e 14/03 - CASARÃO ITINERANTE
- Cerro Corá e Lagoa Nova
- Lançamento do filme SERTÃO BRUTO e atividades de incentivo à leitura
ARTISTAS: Grupo Casarão de Poesia e Palhaço Mingau
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022