Romancista de Currais Novos, José Bezerra Gomes dá nome ao festival que une cinema e literatura

É Típico!

Seridó sedia Festival José Bezerra Gomes de Cinema e Literatura 

Realizado pelo Casarão da Poesia, projeto foi contemplado no edital da Penas Pecuniárias do TJ-RN

06 de março de 2023

O Seridó é fértil de romancistas e poetas que carregam a região em suas narrativas. Um deles é o romancista e poeta José Bezerra Gomes (1911-1982). Nascido no Sítio Brejuí, em Currais Novos, Bezerra deixou vários livros que trazem as realidades de sua época, como as plantações de algodão. Nada mais justo do que a homenagem ao autor ser o nome da primeira edição do Festival José Bezerra Gomes de Cinema e Literatura do Rio Grande do Norte. O evento, realizado pelo grupo Casarão da Poesia, começa nesta quarta-feira (8) em Currais Novos e reunirá cinema, poesia, música em uma série de programações voltadas para público e para os artistas potiguares. As atividades vão até o próximo dia 14 de março, data em que se comemora o Dia Nacional da Poesia.

A programação do evento contará com oficina de cinema e poesia, além de uma mostra do audiovisual potiguar, e ainda apresentações musicais. Também ocorrem lançamentos do filme “Sertão Bruto” (Trapiá Filmes), da revista “Brutos” (Bruno César e Istelo Almeida) e do livro “Por Que Não se Casa, Doutor?”, com edição do Sebo Vermelho. 

O I Festival de Cinema e Literatura José Bezerra Gomes  é um projeto aprovado no Edital das Penas Pecuniárias do Tribunal de Justiça do RN, contando ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Currais Novos.

As atividades do festival contarão ainda com rodas de conversa, ações itinerantes nas escolas de Currais Novos, Lagoa Nova e Cerro Corá e comunidades adjacentes, e feira de livros. Entre os nomes confirmados para as atividades estão os cineastas Buca Dantas, Lourival Andrade, as poetisas Luma Carvalho, Adélia Danielli e Iara Maria Carvalho, os escritores Wescley J.Gama e Bruno César, entre outros nomes, como o editor Abimael Silva, da editora Sebo Vermelho. Segundo a coordenadora do Festival, a poetisa Iara Maria Carvalho, a ideia do evento é propiciar acesso à cultura e divulgar os trabalhos de artistas locais.

A coordenadora comenta o evento:

“O Festival compreende várias ações, não apenas na área de audiovisual e de literatura. Temos também música, o aspecto da formação, com oficina de poesia, fazendo o diálogo com o cinema como potência para escrita literária. Teremos também uma mostra de curtas, com bate-papo sobre o setor audiovisual potiguar. Será um momento de prestigiarmos a cultura do Rio Grande do Norte e dialogarmos sobre legislações, cenários e perspectivas. Imaginamos que essas ações terão impactos importantes na região para dar visibilidade à figura inspiradora de José Bezerra Gomes e mostrarmos o que o RN produz de bom para a arte."

Ainda de acordo com a coordenadora, o Festival vai prestar homenagens a um dos artistas mais expoentes do Seridó, José Bezerra Gomes (1911-1982), escritor curraisnovense autor de romances, ensaios e poesias que marcaram a cultura de Currais Novos.

“José Bezerra Gomes já povoa nosso imaginário enquanto artistas e escritores há muito tempo. Ele foi um intelectual muito importante para Currais Novos. Até hoje sua obra permanece atual, com relação à linguagem, tema e estilos. Ele dialogou com muitos intelectuais do Estado e do Brasil. Eu e Luma Carvalho já tivemos vivências com a obra dele na época da educação básica, com performances poéticas e já escrevemos textos acadêmicos sobre ele. Há uma questão afetiva”, aponta Iara Carvalho.

Sobre José Bezerra Gomes

José Bezerra Gomes é autor de quatro livros: Os Brutos (1938), Por Que Não se Casa, Doutor? (1944), A Porta e o Vento (1974) e Antologia Poética (1975). Sua obra aborda a temática regionalista nordestina. O contexto ficcional de José Bezerra Gomes é a região do Seridó, a cidade de Currais Novos e as plantações de algodão, onde o autor construiu seus personagens no universo deste sertão norte-rio-grandense.

 

SERVIÇO

O quê: I Festival de Cinema e Literatura José Bezerra Gomes

Quando: 08/03 - 14/03

Onde: Currais Novos, Lagoa Nova, Cerro Corá

 

*Programação completa:*

FESTIVAL DE CINEMA E LITERATURA JOSÉ BEZERRA GOMES

08/03

 

TARDE

14H – OFICINA DE CINEMA E POESIA

ARTISTA: Adélia Danielli

LOCAL: Casa de Cultura Popular


 

14h – CASARÃO ITINERANTE

ARTISTAS: Grupo Casarão de Poesia e Palhaço Mingau

LOCAL: Escola Municipal Justino Dantas (Distrito da Cruz)


 

NOITE

19H – MOSTRA DE AUDIOVISUAL POTIGUAR

CURADORIA: Adélia Danielli

BATE-PAPO com Buca Dantas e Adélia Danielli

LOCAL: Casa de Cultura Popular


 

09/03

TARDE

14H – OFICINA DE CINEMA E POESIA

ARTISTA: Adélia Danielli

LOCAL: Casa de Cultura Popular

 

14h – CASARÃO ITINERANTE

ARTISTAS: Grupo Casarão de Poesia e Palhaço Mingau

LOCAL: 28° Unidade Escolar (Comunidade dos Negros do Riacho)


NOITE

19H – SARAU DE ANIVERSÁRIO

LOCAL: Casarão de Poesia

10/03

NOITE (19H)

LOCAL: Teatro Municipal Ubirajara Galvão

 

Grupo Sostô

Lançamento do filme SERTÃO BRUTO (Trapiá Filmes)

Lançamento da revista BRUTOS (Bruno César e Istelo Almeida)

Lançamento do livro POR QUE NÃO SE CASA, DOUTOR? (Edição do Sebo Vermelho)

RODA DE CONVERSA: Revisitando José Bezerra Gomes

Abimael Silva (Editor)

Lourival Andrade (Roteirista e Diretor)

Bruno César (Roteirista)

Istelo Almeida (Ilustrador)

Alexandre Muniz (Ator)

MEDIAÇÃO: Grupo Casarão de Poesia

Feira de livros: Sebo Encanto do Cordel, Sebo Vermelho e Sebo Letra N'Ativa

 

11/03

NOITE (19H)

LOCAL: Praça Tetê Salustino

 

Wescley Gama e Gildo Cruz

Manoel Benedito

Batalha do Gueto

Banda Ritornellos

 

13/03 e 14/03 - CASARÃO ITINERANTE

- Cerro Corá e Lagoa Nova

- Lançamento do filme SERTÃO BRUTO e atividades de incentivo à leitura

ARTISTAS: Grupo Casarão de Poesia e Palhaço Mingau