Quitéria Kelly participa da releitura de Jacy. Foto: Vladimir Alexandre

Agenda Cultural

Quitéria Kelly entra na rede com "A Frasqueira de Jacy"

Atriz do grupo Carmin conta a história de uma frasqueira que deu origem ao espetáculo "Jacy"

04 de agosto de 2020

O Sesc São Paulo promove desde maio a série Teatro #EmCasaComSesc, com a transmissão de diferentes trabalhos cênicos, direto da casa dos artistas, sempre às segundas, quartas, sextas e domingos, às 21h30. Esta semana, um projeto potiguar estará entre os selecionados. É A Frasqueira de Jacy, com Quitéria Kelly, do Grupo Carmin. Também serão exibidos os monólogos Medea Mina Jeje, com Kenan Bernardes, Viva Cacilda! Felicidade Guerreira!, interpretado por Isabella Lemos, a adaptação e O Livro por Eduardo Moscovis .

Henrique Fontes e Quitéria Kelly em texto de Jacy, história nascida das memórias de uma misteriosa mulher e sua frasqueira achada no lixo. Foto: Vladimir Alexandre

Uma frasqueira encontrada no lixo contendo vestígios de vida de uma mulher de 90 anos é o enredo do monólogo de sexta-feira, 7/8, com Quitéria Kelly e participação de Henrique Fontes. A Frasqueira de Jacy é um novo recorte de uma história real que resultou na peça de teatro documental Jacy, que estreou há sete anos fruto de uma investigação do Grupo Carmin, de Natal (RN), na qual Quitéria e Henrique fazem parte.

O encontro da frasqueira pela companhia teatral completa uma década em 2020, ano em que Jacy faria 100 anos. A versão que será apresentada no #EmCasaComSesc é uma transcrição da peça original para o formato online, sob direção de Henrique Fontes, que também assina a dramaturgia com Pablo Capistrano, e terá interação de documentos gravados. O vídeo é de Aristeu Araújo. O espetáculo é livre para todas as idades.

No domingo, 9/8, o ator Eduardo Moscovis dá continuidade ao encontro artístico com a encenadora Christiane Jatahy, que é uma das grandes diretoras do teatro brasileiro e assina a dramaturgia e a direção desta adaptação de O Livro. O texto de Newton Moreno conta a história de um homem que recebe um livro do pai, mas o presente é o anúncio de que ele cegará em breve, talvez em algumas horas, em alguns minutos...ali. Nesta versão para o #EmCasaComSesc, a peça propõe novos diálogos, com o texto original e com quem assiste, caminhando na fronteira da realidade e da ficção. Um monólogo para refletir sobre o momento em que vivemos, os cortes abruptos e as transformações inevitáveis.

Agenda 3 a 9 de agosto, 21h30

5/8, quarta: Isabella Lemos em Viva Cacilda! Felicidade Guerreira!

7/8, sexta: Quitéria Kelly, do Grupo Carmin, em A Frasqueira de Jacy

9/8, domingo: Eduardo Moscovis em O Livro