IHGRN é conhecida como a Casa da Memória, por reunir acervos e documentos sobre a história do RN

Agenda Cultural

Série de perfis do Instituto Histórico revisita a história do RN a partir de seu acervo

Textos podem ser acessados nas redes sociais do IHGRN e também no site da Tribuna do Norte, que está publicando a série

25 de agosto de 2021

O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte se lança a mais uma iniciativa. Dessa vez, é uma série de 18 artigos publicados semanalmente aos domingos no jornal Tribuna do Norte, sobre temas e figuras da história local a partir de peças do acervo. Os perfis do @IHGdoRN estão presentes no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube. Para saber mais sobre a instituição e consultar as publicações acesse o site www.ihgrn.org.br. 

 A série é fruto do trabalho realizado pelo grupo de pesquisa durante a pandemia. “Não paramos nunca”, informa Gustavo Sobral, jornalista e escritor, e um dos organizadores da série, juntamente com André Felipe Pignataro. “Durante todo o ano em curso, voltamos a revisitar as peças do acervo em busca de perguntas para as respostas que não tínhamos, passamos a investigar as atas que constam nas revistas da instituição na versão digitalizada presente no site entre outras fontes de pesquisa bibliográfica e parte do resultado virou a série de artigos”.

O objetivo é explorar o rico e diversificado acervo da instituição para valorizá-lo, divulgá-lo e tornar a história do Rio Grande do Norte um tema do dia a dia do norte-rio-grandense. Sobral não tem dúvidas que é só o começo.

“Já está em estudo a próxima série que terá por tema as velhas figuras do acervo, imortalizadas em bustos e retratos. O Instituto completará 120 anos em 2022 e ainda é um ilustre desconhecido do norte-rio-grandense, todo esforço é necessário para tornar a Casa da Memória conhecida pelo potiguar”, comenta Sobral.

Sobral considera os artigos e o jornal uma ponte entre a instituição e a sociedade,  acreditando que o trabalho desenvolvido pela instituição nos perfis institucionais nas redes sociais também contribui para este processo de encontro entre o potiguar e a sua casa maior, a Casa da Memória, o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, e a história do Rio Grande do Norte.