Mulher fabricando cerveja.Ilustração: Ara Teles

Colunas

Série de textos sobre cerveja, Parte 01: Mulheres e cerveja

Sabia que foram as mulheres que inventaram a cerveja? E isso há cerca de seis mil anos a.C.

23 de julho de 2020

Por Renata Lopes | Chef e Sommelier |

Sabia que foram as mulheres que inventaram a cerveja e isso há cerca de seis mil anos a.C.? Depois dessa informação percebi que na pesquisa que fiz antes de dar início a essa série sobre cervejas quase cem por cento das pessoas que me responderam ou tiveram interesse no assunto foram as mulheres.

Então vamos nessa aprender sobre essa bebida que quem inventou fomos nós e a verdade é que os homens tomaram para si. E existe o estereótipo de que mulheres só gostam de bebidas doces(eu particularmente amo drinks doces, vinhos doces fortificados, cervejas doces, todos os tipos de bebidas enfim). 

A gente bebe de tudo e pronto.

Bom, entendendo que foram as mulheres que criaram a cerveja, assim como várias coisas no nosso mundo e que nós mesmas acabamos não sabendo devido ao apagamento histórico e a apropriação. É sabido que a cerveja surgiu de maneira espontânea por todo o mundo tendo as suas características particulares de cada região. 

Na Amazônia  com o uso da mandioca, no Peru a chicha de milho, no Japão o arroz, na China o trigo. Enfim, cada lugar com seu ingrediente. A verdade é que toda nação fermentavam seus grãos ou raízes para consumir bebidas inebriantes.

O mais importante é que os primeiros povos a produzir esse líquido no planeta foram os da Mesopotâmia.

Ninguém sabe qual a mulher ou quais as mulheres descobriram. Entendemos que na época já produziam pão e a responsabilidade de alimentar sempre foi entregue a elas.

Esse líquido fermentado à base de grãos resultou em um mosto alcoólico (qualquer mistura de grãos ou frutas que possuem seu açúcar natural e fermentável se transformam em álcool) que hoje conhecemos como cerveja (acidentes acontecem né... na alimentação em geral temos acidentes que agradecemos por terem acontecido).

Após toda essa descoberta da cerveja, foi atrelada à mulher essa atividade de produção. Na história existe a relação da deusa cervejeira, sendo divindades e tratadas como grandes mestras-cervejeiras.

“Há cerca de 6 mil anos na Suméria uma deusa de entidade feminina tinha enorme destaque. Seu nome é Ninkasi, a deusa da cerveja, a quem coube a honra de ser uma das primeiras divindades inventadas pelo imaginário dos seres humanos. Seu nome significa algo como "a dama que enche nossas bocas" e, mitologicamente, Ninkasi era filha da deusa-mãe Ninhursag. Trecho do livro Cervejas, brejas e birras.”

Tem muito mais assunto sobre a cerveja, essa é só uma parte da história resumida.

Pesquise e qualquer dúvida é só chamar. Saúde.