Mulher cevada - Ilustração de Ara Teles

Colunas

Série sobre cerveja- parte 02: Ingredientes que compõem a fabricação

Água, lúpulo, malte e levedura.

07 de agosto de 2020

Por Renata Lopes | Chef e Sommelier |

A consequência do uso desses ingredientes (água,lúpulo, malte e levedura) resulta em indeterminados sabores, aromas, cores, turbidez e espuma. Toda cerveja necessita deles para nascer.

Água é o ingrediente que está presente em todos os processos de fabricação da cerveja, tanto na sua própria composição quanto na higienização de todos os utensílios. Por isso é necessário uma análise da água de fabricação da cerveja para evitar uma surpresa desagradável no resultado final. Muitas vezes tomamos uma cerveja de uma mesma marca em uma cidade e em outra cidade acabamos sentindo uma diferença no paladar e é quase cem por cento de chance de essa diferença de sabor ser da qualidade da água.

Malte de cerveja depende do estilo (da receita) da breja que será produzida, pode ser usado o malte tostado, de média tosta ou sem torrar. É a base de qualquer cerveja e é dele que se retiram os açúcares no processo de cozimento que em seguida serão transformados em álcool pelas leveduras, e seus tipos definem cor e corpo da bebida. O processo de torrar os grãos podem dar características sensoriais que remetem café, cacau, chocolate, caramelo e entre outras notas.

Lúpulo é uma planta trepadeira que se desenvolve mais em clima frio. Essa planta possui sexo masculino e feminino, porém para a produção da cerveja só é possível utilizar as flores da planta fêmea. É essa matéria prima que tem propriedades calmantes na cerveja, é ela que dá aroma, sabor, mas também amargor, ainda ajuda na conservação natural da cerveja por ter ação antibacteriana e dá estabilidade na espuma. Lúpulo é tudo!

Levedura é o fermento da cerveja que vai depender da receita a ser seguida. O fermento basicamente é composto por fungos, esses fungos que durante a produção da cerveja irão consumir os açúcares proveniente do malte e se converterão em gás carbônico, álcool e entre outros sabores no processo de fermentação. Lembrando que a cerveja é uma bebida viva e inclusive muitas cervejas que são frescas e não passam por processos de pasteurização, por isso necessitam estarem sempre resfriadas e em temperatura controlada. 

Observem os ingredientes das cervejas que costumam consumir para terem uma melhor experiência.