Pudim de leite e café é um dos lançamentos do Restaurante Sesc Centro

Reportagens

SESC Rio Branco amplia serviços de alimentação do Restaurante e Cafeteria

Além de frequentar o restaurante com a melhor vista do Centro Histórico, cliente pode encomendar refeições, congelados, pães e até kit festas

29 de janeiro de 2021

Cinthia Lopes | Fotos: Laissa Negreiros (Divulgação)

O dia começa cedo na unidade do SESC Rio Branco, na Cidade Alta. Antes do café da manhã, os mais de 50 profissionais que atuam no setor do restaurante já estão a mil produzindo pratos para todo tipo de demanda. Na cafeteria e lanchonete localizada no hall de entrada, pode-se degustar um cafezinho, chocolate quente, tapioca, torrada com pão da casa, brownies, sanduíches frios, saladas e salgados, tudo feito na cozinha da instituição. Apesar do número de mesas reduzido para quatro, por conta dos protocolos de higiene e segurança, é no hall de entrada onde o cliente também pode encomendar refeições balanceadas para viagem, em porções para uma ou duas pessoas, pratos congelados práticos e até encomendar um kit festa com salgados, doces e torta.

Isso tudo antes das 11h da manhã, quando então começa a chegar a clientela para o almoço no salão amplo e higienizado, com uma das melhores vistas do Centro histórico da capital. Fundado em 1978 e reinaugurado em 2019 após grande reforma, o SESC Rio Branco se tornou um ponto atrativo na ladeira que marca a passagem da Cidade Alta para a Ribeira. É um lugar para visitar, comer e conversar. É também referência no fornecimento de refeições de qualidade a preços subsidiados para a população. Antes da pandemia, atendia em torno de mil pessoas por dia somente no restaurante, numa rotatividade similar aos grandes centros.

Mas o impacto da grande crise sanitária mundial também trouxe à instituição e nova palavra, adaptação.  “Continuar atendendo a população, mesmo após o decreto que interrompeu a circulação do público no primeiro semestre de 2020 foi nosso primeiro desafio”, comentou o diretor regional da instituição, Fernando Virgílio.  Assim nasceu o sistema take away. Reaberto em julho, o SESC-RN manteve uma nova logística como parte do serviço, sem abrir mão das ações já implementadas. A criatividade veio para somar.

Virgílio é um entusiasta das novidades que a sua equipe elaborou durante a pandemia. “Quando reabrimos em julho foi necessário reduzir a capacidade do restaurante em mais da metade. Mantivemos o salão com o atendimento de 100 pessoas por vez, antes eram 350 pessoas. E ainda havia outro público que não podia retornar ao restaurante por questões de saúde. Decidimos manter e diversificar o serviço de pratos prontos congelados e encomendas. Está funcionando de forma satisfatória”, festejou.

A gerente Cristina Rocha também explicou que embora o restaurante já esteja em funcionamento, foram criadas novas logísticas e a população aderiu. “As mesas do salão da cafeteria foram desativadas durante o horário de demanda do restaurante, assim nessa hora o local só funciona a entrega em sistema take away. O que era para ser temporário, ficou por que as pessoas gostaram. Até hoje, não houve nenhum cancelamento de encomenda”, ressaltou a gerente.

A cozinha do Sesc Restaurante produz vários produtos para demandas internas e por encomenda

As novidades não param. Além das quentinhas e pratos balanceados, pode-se encomendar o pão de forma que é consumido na cafeteria, preparado com fermentação natural, além de bolos, doces e salgados para diferentes quantidades. O SESC Rio Branco também atua como fornecedor de refeições em grandes volumes para empresas. Garantia de qualidade alimentar, já que o restaurante conta com dieta balanceada e duas nutricionistas na elaboração e execução do cardápio, além de pleitear todos os anos o rigoroso certificado de Alimentos Seguros.

Em uma rápida visita à cozinha do restaurante, o TL conversou com as nutricionistas Rosalie Sales e Gabriela Azevedo para falar sobre a criação do cardápio. Para dar conta de tantas frentes, o restaurante possui três fornos combinados, setor de panificação, câmeras frigoríficas para vários tipos de produtos, estações de transição, dentre outros.

Kit Festa pode ser encomendado em até 48 horas antes da entrega. 

KITS CONGELADOS

As porções para encomenda são de 400g e 800g e os preços preços variam entre R$ 9 e R$ 15. Tem parmegiana de frango e carne com espaguete e molho de tomate que é feito no próprio Sesc restaurante, escondidinho de carne de sol, lasanha e um prato fit de espaguete a base de legumes. Os clientes podem encomendar as refeições congeladas diariamente ou também em volumes maiores, levando os kits com seis pratos semanais. O contato para as encomendas é pelo fone (84) 3216-2400 ou na recepção da Rio Branco.

RESTAURANTE

Para quem frequenta o restaurante, a casa abre às 11h. Não se assuste com a fila, pois ela anda rápido. Toda a bancada é protegida por vidro e os cozinheiros servem as porções de acordo com a escolha do cliente. Todos os duas tem duas proteínas e um prato mix utilizando uma proteína, como empadão, escondidinho. Arroz branco ou integral, dois tipos de feijão, saladas cruas e legumes cozidos. As sobremesas trazem sempre uma novidade. O recém-lançado pudim de Café tem grande saúda.

FEIJOADA É TRADIÇÃO NA SEXTA-FEIRA

Sexta-feira é tradição do Sesc Rio Branco a feijoada completa, preparada como manda o figurino com carnes selecionadas. “Optamos por uma feijoada com padrão de qualidade, então usamos carnes mais leves”, comentou Rosalie Sales. A feijoada é servida no peso com o feijão, as carnes, couve, laranja, vinagrete, farofa e outros itens tradicionais.

KIT FESTA

Já o Kit festa é composto de salgados, docinhos e torta e pode ser encomendado em 48 horas antes da retirada. Tem pão de queijo, petit fours, pudim, docinhos e salgados variados. As porções são combinadas e adaptadas de acordo com o desejo do cliente.

ONDE:

Restaurante e Cafeteria do SESC Cidade Alta

Av. Rio Branco, 375

Cidade Alta – Natal/RN

Fone: (84) 3216-2400

Instagram: @sescrn