Festival de Quadrilhas Juninas ganha edição virtual

Agenda Cultural

Shows de forró e Festival de Quadrilhas Juninas são transmitidos em TV Aberta

A apresentação ao vivo das bandas foi gravada no último 26 de junho no Complexo Arena das Dunas. Exibição ocorre no sábado, 31

09 de agosto de 2021

Para fechar os festejos juninos e julinos com chave de ouro, a 3ª edição do Festival de Quadrilhas Juninas exibe sábado (31), shows com seis bandas de forró autoral. A programação será recheada ainda com imagens das melhores quadrilhas juninas de 2019, último evento realizado antes da pandemia. A transmissão começa a partir das 13h na TV Ponta Negra, na Band Natal e nas TVs Universitária, Câmara e Assembleia.

A apresentação ao vivo das bandas foi gravada no último 26 de junho no Complexo Arena das Dunas, em um palco montado para receber este que é dos eventos mais tradicionais do ano para diversas comunidades e pelo público. O repertório foi preparado durante um ano inteiro para embalar temas das três melhores quadrilhas juninas nos estilos Tradicional e Estilizado de 2019, como uma espécie de samba enredo de um verdadeiro espetáculo de cultura matuta.

“O Festival carrega não só a tradição do nosso folclore, mas também o envolvimento de milhares de pessoas das mais variadas regiões de Natal e do Estado. São 40 quadrilhas em disputa, cada uma com cerca de 120 participantes. Então é um evento cultural, mas também de cunho social enorme, que movimenta toda uma cadeia produtiva responsável por esse Festival tão aguardado e prestigiado”, comenta o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão.

O produtor do evento, Fernando Rocha, lamenta a impossibilidade da realização com presença de público nos últimos dois anos, mas garante grandes shows na apresentação deste sábado. “São bandas super talentosas, com repertório próprio e que preparam uma canção durante todo um ano para esse festival. O telespectador verá uma grande produção, claro, com a cereja do bolo que são as imagens da performance cheia de cores e ritmos das próprias quadrilhas”, ressalta.

Na categoria Tradicional, se apresentam a Banda Mandacaru (da quadrilha Junina Sertão, terceira colocada, oriunda do município de Barcelona); a Banda Sensação (da vice-campeã Zé Matuto, do bairro Pajuçara, em Natal); e por último, a Banda Bate Coração (da quadrilha junina campeã, Coração Matuto, do bairro de Mãe Luíza, em Natal).

Na categoria Estilizada, a Banda Potência dá o tom para a quadrilha Matutina Potiguar, do município de Santo Antônio. Do conjunto Parque dos Coqueiros, Zona Norte de Natal, vem a segunda colocada, a quadrilha Junina São João, embalada pela Banda Regional Resenha. E para fechar a programação, a Banda Regional Incendeia, da campeã, Luma da Fogueira, de Mossoró.  

O Festival de Quadrilhas Juninas 2021 é uma realização da Agência Sai Natal Cultural, patrocinado pela Unimed Natal e Arena das Dunas, por meio do programa municipal Djalma Maranhão de incentivo à cultura, da Prefeitura de Natal.