Sideral gira em torno do lançamento do primeiro foguete tripulado brasileiro na base aérea

Agenda Cultural

“Sideral” estreia no Brasil neste domingo (7) com sessões online e presencial 

O filme potiguar que concorreu em Cannes estreia como parte da Competição Nacional do 31º Curta Cinema

05 de novembro de 2021

Após ter sua estreia internacional no Festival de Cannes, quando concorreu à Palma de Ouro no maior festival de cinema do mundo, e receber o Gold Hugo, prêmio do Festival Internacional de Cinema de Chicago, que dá credenciais ao Oscar, o filme “Sideral” chega às telas brasileiras.

Dirigido por Carlos Segundo, o filme será lançado no Brasil neste domingo (7), integrando a programação da Competição Nacional do 31º Curta Cinema - Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro.

O consagrado festival brasileiro de curtas conta com a exibição de 130 filmes, representando 30 países, divididos em sete categorias. Este ano, devido à continuidade da pandemia, o evento ocorrerá em formato híbrido, com sessões presenciais e online.

A projeção de “Sideral” em telas físicas brasileiras ocorrerá no domingo (7), às 19h, na tradicional sala Estação NET Botafogo, no Rio de Janeiro.

Já a  transmissão online será feita no mesmo dia, às 21h, pela plataforma Festhome TV. O acesso será restrito ao território brasileiro. 

Para assistir virtualmente é preciso acessar a plataforma de exibição pelo site curtacinema.com.br. Cada programa estará disponível por um período de 24h ou até atingir o limite de 400 tickets/acessos. 

Sideral foi filmado nas cidades de Natal, Ceará-Mirim e Parnamirim, no Rio Grande do Norte, “Sideral” é uma ficção que se desenvolve no futuro. 

O enredo gira em torno do histórico dia do lançamento do primeiro foguete tripulado brasileiro na base aérea de Natal e como isso afeta a vida de Marcela, Marcos e seus dois filhos. O filme é protagonizado por Priscilla Vilela, Enio Cavalcante e é o novo trabalho do diretor Carlos Segundo, professor titular no curso de Audiovisual da UFRN. “Sideral” foi produzido pela Casa da Praia Filmes, Les Valseurs e O sopro do tempo.

A produção potiguar concorreu à Palma de Ouro no 74º Festival de Cannes, integrando a Seleção Oficial de Curtas-Metragens da edição de 2021. Esta foi a primeira vez que um filme do Rio Grande do Norte foi selecionado para o mais importante festival de cinema do mundo.

"SIDERAL"

ANO: 2021

GÊNERO: Ficção (drama)

DURAÇÃO: 15 minutos

PAÍS: Brasil, França

DIREÇÃO E ROTEIRO: Carlos Segundo

PÁGINA DO FILME NO FESTIVAL: https://curtacinema.com.br/anual/programacao/filme/sideral


IMAGENS DE DIVULGAÇÃO:  

SIDERAL | Material de divulgação [PASTA PÚBLICA]