Equipe de Sideral recebe o prêmio concedido por críticos de cinema e jonralistas. Foto Rogério Vital
Agenda Cultural
Na categoria de melhor longa-metragem teve empate técnico entre “Cabeça de Nêgo”, de Emerson Déo Cardoso, e “Rolê – Histórias dos Rolezinhos”
02 de dezembro de 2021
De Cannes para as areias de São Miguel do Gostoso, o curta-metragem potiguar Sideral encantou e atraiu diferentes olhares e percepções. Tudo favoreceu, da curiosidade, passando pelo tema e sobretudo a qualidade do som e imagem da mostra. Resultado é que o filme do diretor Carlos Segundo conquistou o Troféu Imprensa, escolhido por jornalistas e críticos de cinema. Assim como a produção local, o Troféu Imprensa de longa-metragem ficou para “A Felicidade das Coisas”, de Thais Fujinaga. A cerimônia aconteceu na noite da terça-feira ( 30) em São Miguel do Gostoso e foi marcada pela premiação dos filmes da 8ª edição, que aconteceu na Praia do Maceió, de 26 a 30.
Os demais prêmios foram de voto popular: Troféu Cascudo, na categoria de melhor longa-metragem teve empate técnico entre “Cabeça de Nêgo”, de Emerson Déo Cardoso, e “Rolê – Histórias dos Rolezinhos”, de Vladimir Seixas (prêmio recebido pelo produtor executivo, Luis Carlos de Alencar). O melhor curta-metragem ficou para “Tereza Joséfa de Jesus”, de Samuel Costa (prêmio recebido pela roteirista do filme, Juliana Jesus). Além de diretores e do público que sempre prestigia, a cerimônia contou com a presença da governadora do Estado, Fátima Bezerra.
Nos dias de evento, na programação, também teve debates com produtores, diretores e atores dos filmes exibidos, e um seminário sobre a recente produção audiovisual brasileira. A Mostra tem lugar notável no calendário cultural do Nordeste e é uma importante referência de difusão audiovisual, atraindo público de diversas regiões do Brasil, além de mobilizar moradores da cidade, que participam ativamente e estreitam contatos com a produção cultural de outras localidades.
A Mostra de Gostoso é realizada pela Heco Produções e CDHEC – Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania; direção geral e curadoria de Eugênio Puppo e Matheus Sundfeld.
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022