Equipe de Sideral recebe o prêmio concedido por críticos de cinema e jonralistas. Foto Rogério Vital

Agenda Cultural

Sideral leva Troféu Imprensa na 8ª Mostra de Cinema de Gostoso

Na categoria de melhor longa-metragem teve empate técnico entre “Cabeça de Nêgo”, de Emerson Déo Cardoso, e “Rolê – Histórias dos Rolezinhos”

02 de dezembro de 2021

De Cannes para as areias de São Miguel do Gostoso, o curta-metragem potiguar Sideral encantou e atraiu diferentes olhares e percepções. Tudo favoreceu, da curiosidade, passando pelo tema e sobretudo a qualidade do som e imagem da mostra. Resultado é que o filme do diretor Carlos Segundo conquistou o Troféu Imprensa, escolhido por jornalistas e críticos de cinema. Assim como a produção local, o Troféu Imprensa de longa-metragem ficou para “A Felicidade das Coisas”, de Thais Fujinaga. A cerimônia aconteceu na  noite da terça-feira ( 30) em São Miguel do Gostoso e foi marcada pela premiação dos filmes da 8ª edição, que aconteceu na Praia do Maceió, de 26 a 30. 

Os demais prêmios foram de voto popular: Troféu Cascudo, na categoria de melhor longa-metragem teve empate técnico entre “Cabeça de Nêgo”, de Emerson Déo Cardoso, e “Rolê – Histórias dos Rolezinhos”, de Vladimir Seixas (prêmio recebido pelo produtor executivo, Luis Carlos de Alencar). O melhor curta-metragem ficou para “Tereza Joséfa de Jesus”, de Samuel Costa (prêmio recebido pela roteirista do filme, Juliana Jesus). Além de diretores e do público que sempre prestigia, a cerimônia contou com a presença da governadora do Estado, Fátima Bezerra. 

 Nos dias de evento, na programação, também teve debates com produtores, diretores e atores dos filmes exibidos, e um seminário sobre a recente produção audiovisual brasileira. A Mostra tem lugar notável no calendário cultural do Nordeste e é uma importante referência de difusão audiovisual, atraindo público de diversas regiões do Brasil, além de mobilizar moradores da cidade, que participam ativamente e estreitam contatos com a produção cultural de outras localidades.

A Mostra de Gostoso é realizada pela Heco Produções e CDHEC – Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania; direção geral e curadoria de Eugênio Puppo e Matheus Sundfeld.