"Sideral" conecta a história de uma família ao lançamento do foguete na base aérea de Natal

Agenda Cultural

"Sideral" participa do Fest Aruanda e pode ser visto por streaming nesta segunda-feira

Filme potiguar que foi a Cannes está em cartaz no festival de cinema de João Pessoa; Veja como assistir

13 de dezembro de 2021

Cefas Carvalho

“Sideral”, curta metragem potiguar dirigido pelo cineasta Carlos Segundo e que foi selecionado para o Festival de Cannes, poderá ser assistido nessa segunda-feira de maneira virtual no streaming. O curta participa da 16° edição do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, que acontece em João Pessoa e vai até o dia 15 de dezembro, com exibições presenciais nas salas do Cinépolis Manaíra Shopping virtualmente pelo streaming.

A produção de Carlos Segundo pode ser assistida gratuitamente pelo site http://aruandaplay.festaruanda.com.br/filmes durante toda esta segunda-feira, pois ficará disponibilizada até às 23h59 de hoje. Também Pode ser assistida presencialmente no Cinépolis Manaíra Shopping antes das exibições dos longas-metragens.

O filme anterior de Carlos Segundo, “Fendas” também está na programação, podendo ser assistido no mesmo site e também durante toda esta segunda-feira.

"Sideral" foi filmado nas cidades de Natal, Ceará-Mirim e Parnamirim, e trata-se de uma ficção sobre o lançamento do primeiro foguete tripulado brasileiro na Base Aérea de Natal  e de como isso afeta a vida de Marcela, Marcos e seus dois filhos.

Segundo Carlos Segundo à época do lançamento do curta em Cannes, “Sideral é um filme que passeia de forma sutil por diferentes temas, podendo ainda ser considerada uma obra tragicômica. Transita entre os campos poético e realista, conseguindo com isso convergir elementos técnicos e estéticos de uma forma muito singular. É uma obra que só poderia ter sido realizada aqui no Rio Grande do Norte”, disse.

“Sideral” tem produção de Mariana Hardi e Pedro Fiuza, através da Casa da Praia Filmes e é  protagonizado por Priscilla Vilela e Enio Cavalcante.

FEST ARUANDA

Com mais de 60 filmes, debates, oficinas e homenagens especiais, nesta edição o Fest Aruanda se expande para a internacionalização e contempla curtas e longas brasileiros já exibidos em circuitos de festivais da Europa e Estados Unidos. Entre os homenageados estão o maestro, compositor e regente José Siqueira, e o cineasta paraibano Ely Marques, ambos in memoriam. Também serão homenageados o diretor e roteirista W. J. Solha, o ator Othon Bastos e a cineasta Cristina Amaral.