Beco da Lama é Patrimônio Cultural de Natal. Foto: João Maria Alves
É Típico!
Corrida eleitoral da SAMBA está deflagrada em um novo momento do Centro Histórico: a retomada pós-pandemia e a reforma do Beco
23 de agosto de 2021
Por Cinthia Lopes | Texto do Típico Local *
A Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências, mais conhecida como SAMBA, está prestes a passar por mais uma eleição para a escolha da nova diretoria. A data prevista é dia 2 de outubro e foi decidida em assembleia realizada na noite de quinta-feira passada (19). Na ocasião foram definidas as principais diretrizes do pleito, além de escolhida a Comissão da Eleitoral, formada por Maria Amélia Lima Freire, Augusto Lula e Alberto de Alcântara Lopes. Como havia discordância entre os presentes com relação à abertura do livro para a inscrição de novos membros em pleno período eleitoral, a proposta foi derrubada e a maioria votou por seguir as normas gerais e só abrir o livro após a eleição.
Ainda não há chapas inscritas, pois a Comissão não publicou o período de inscrições, mas informalmente há duas candidatas concorrentes: A atual Diretora Executiva, a atriz, produtora cultural e professora Maria Gorette, que concorre a um segundo mandato, e a produtora Patrícia Farias, que fez parte da atual diretoria, mas se desligou para se candidatar. Após a publicação da ata e lançamento de inscrições, começa a corrida por votos. Atualmente só podem votar os membros que já constam no livro de fundação.
FUNDAÇÃO
Fundada em 1994 com o sonho de fortalecer ações em prol do Centro Histórico de Natal, principalmente a importante região boêmia, a SAMBA nasceu encabeçada pelo médico Dr Zizinho, João Batista de Lima Filho, que convocou poetas, boêmios, artistas, jornalistas e professores. A primeira diretoria foi registrada em cartório. Depois, a SAMBA ficou na informalidade até 2018, quando foi novamente formalizada e desde então a atual gestão corre para mantê-la na legalidade para que possa intermediar o diálogo nas questões entre a gestão pública e os interesses do Centro Histórico.
Vale lembrar que desde 2010 reconhecida como entidade de Utilidade Pública por lei estadual (LEI Nº 9.388) e Utilidade Pública Municipal ( Lei 177/2010). No ano passado ganhou o registro de Patrimônio Cultural pela Câmara Municipal de Natal.
Durante a abertura do processo eleitoral, a diretora da associação confirmou que a SAMBA têm até 31 de setembro para apresentar em cartório a nova diretoria já eleita e o estatuto, e isso inclui a abertura de firma de toda a diretoria, composta por 11 pessoas, além da documentação necessária para a atualização do registro. Também é necessário ter um regimento interno e nesse período pós eleição está prevista a reforma do estatuto e a abertura do Livro de fundação, para cadastramento de novos membros.
O LIVRO DO "HARRY POTTER"
A abertura do livro, aliás, é sempre alvo de críticas e polêmicas. Alguns ironicamente o chamam de Livro de Harry Potter porque, dizem,” desaparece feito mágica''. O número de filiados ainda é incerto, em torno de 500 pessoas, e segundo informam os diretores alguns membros faleceram, por isso existe a necessidade da revisão. O motivo de curiosidade sobre o tal livro é que, na verdade, são três: o de assinaturas é o marrom (o primeiro, com data da fundação), tem ainda o verde e o amarelo.
Criada há mais de 20 anos para fortalecer ações em benefício do Centro Histórico de Natal, ela também surgiu nesse ambiente para incentivar a consciência nas pessoas de que era necessário um trabalho de melhoria do bairro, incremento do comércio e manutenção da diversidade cultural. Neste território multicultural e boêmio - segundo dizem - da verdadeira boemia, cabe de tudo. Do samba à música eletrônica, da literatura às artes visuais.
O interesse da SAMBA abarca todo o Centro Histórico, desde as praças onde acontecem os eventos, até a área mais badalada, que compreende o Beco da rua Vaz Gondim, a rua Câmara Cascudo, Gonçalves Lêdo. Se o burburinho ocorre no quadrilátero delimitado pela Avenida Rio Branco, Praça André de Albuquerque, Rua Ulisses Caldas e Canal do Baldo, o Adjacências compreende as atividades mais inclusive os bares mais distantes, como o Zé Reeira e Bar do Naldo e do Pedrinho, indo até a Princesa Isabel e além.
Obra de drenagem e recuperação do passeio, além de troca da fiação para iluminação subterrânea. Foto: Joana Lima
REFORMA E RETOMADA
O momento do Beco da Lama e Adjacências também é outro de dois anos atrás. Paira no ar a esperança de retomada do pós-pandemia e a expectativa com a finalização das obras de melhorias estruturais realizadas pela Prefeitura, um pleito antigo da entidade. Vale lembrar que em 2015 a reforma no reduto cultural era uma urgência para ontem. De lá para cá as coisas foram avançando com a intervenção do grafite e do piso. Houve um fortalecimento da SAMBA enquanto entidade de diálogo, assim como houve mais investimento das últimas gestões municipais. Atualmente, o investimento da Prefeitura de Natal tem sido de melhoria estrutural do lugar, dentro do pacote de obras de requalificação do Centro da Cidade como um todo. No Beco e entorno, abrange a troca do calçamento do passeio, execução de serviços de drenagem, esgotamento sanitário, instalações hidráulicas, elétricas e retirada de quase toda a posteação com toda fiação subterrânea. No local estão sendo investidos pouco mais de R $700 mil.
NOVIDADES
Durante a reforma o Beco também se renova com a chegada de mais empreendimentos. Na esquina da Vaz Gondim com a Ulisses Caldas está em processo de reforma o futuro Lama Bar, boteco de Cláudio Abdon e Steverson Medeiros. Será em formato porta pra fora, com mesas apenas na calçada servindo petiscos e também lanches rápidos. Outra casa que inaugurou em plena pandemia foi o boteco Depois te Digo, de propriedade de Silva Regina Motta, que vem movimentando o Beco às segundas-feiras, quintas e sábados, com rodas de samba animadas.
*Reprodução mediante a citação do autor e do portal TÍPICO LOCAL
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022