Beco da Lama é Patrimônio Cultural de Natal. Foto: João Maria Alves

É Típico!

Sociedade Amigos do Beco da Lama define para 2 de outubro eleições da nova diretoria 

Corrida eleitoral da SAMBA está deflagrada em um novo momento do Centro Histórico: a retomada pós-pandemia e a reforma do Beco

23 de agosto de 2021

Por Cinthia Lopes | Texto do Típico Local *

A Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências, mais conhecida como SAMBA, está prestes a passar por mais uma eleição para a escolha da nova diretoria. A data prevista é dia 2 de outubro e foi decidida em assembleia realizada na noite de quinta-feira passada (19). Na ocasião foram definidas as principais diretrizes do pleito, além de escolhida a Comissão da Eleitoral, formada por Maria Amélia Lima Freire, Augusto Lula e Alberto de Alcântara Lopes. Como havia discordância entre os presentes com relação à abertura do livro para a inscrição de novos membros em pleno período eleitoral, a proposta foi derrubada e a maioria votou por seguir as normas gerais e só abrir o livro após a eleição.

Ainda não há chapas inscritas, pois a Comissão não publicou o período de inscrições, mas informalmente há duas candidatas concorrentes: A atual Diretora Executiva, a atriz, produtora cultural e professora Maria Gorette, que concorre a um segundo mandato, e a produtora Patrícia Farias, que fez parte da atual diretoria, mas se desligou para se candidatar. Após a publicação da ata e lançamento de inscrições, começa a corrida por votos. Atualmente só podem votar os membros que já constam no livro de fundação. 

FUNDAÇÃO

Fundada em 1994 com o sonho de fortalecer ações em prol do Centro Histórico de Natal, principalmente a importante região boêmia, a SAMBA nasceu encabeçada pelo médico Dr Zizinho, João Batista de Lima Filho, que convocou poetas, boêmios, artistas, jornalistas e professores. A primeira diretoria foi registrada em cartório. Depois, a SAMBA ficou na informalidade até 2018, quando foi novamente formalizada e desde então a atual gestão corre para mantê-la na legalidade para que possa intermediar o diálogo nas questões entre a gestão pública e os interesses do Centro Histórico. 

Vale lembrar que desde 2010 reconhecida como entidade de Utilidade Pública por lei estadual (LEI Nº 9.388) e Utilidade Pública Municipal ( Lei 177/2010). No ano passado ganhou o registro de Patrimônio Cultural pela Câmara Municipal de Natal. 

Durante a abertura do processo eleitoral, a diretora da associação confirmou que a SAMBA têm até 31 de setembro para apresentar em cartório a nova diretoria já eleita e o estatuto, e isso inclui a abertura de firma de toda a diretoria, composta por 11 pessoas, além da documentação necessária para a atualização do registro. Também é necessário ter um regimento interno e nesse período pós eleição está prevista a reforma do estatuto e a abertura do Livro de fundação, para cadastramento de novos membros. 


O LIVRO DO "HARRY POTTER"

A abertura do livro, aliás, é sempre alvo de críticas e polêmicas. Alguns ironicamente o chamam de Livro de Harry Potter porque, dizem,” desaparece feito mágica''. O número de  filiados ainda é incerto, em torno de 500 pessoas, e segundo informam os diretores alguns membros faleceram, por isso existe a necessidade da revisão. O motivo de curiosidade sobre o tal livro é que, na verdade, são três: o de assinaturas é o marrom (o primeiro, com data da fundação), tem ainda o verde e o amarelo. 

Criada há mais de 20 anos para fortalecer ações em benefício do Centro Histórico de Natal, ela também surgiu nesse ambiente para incentivar a consciência nas pessoas de que era necessário um trabalho de melhoria do bairro, incremento do comércio e manutenção da diversidade cultural. Neste território multicultural e boêmio - segundo dizem - da verdadeira boemia, cabe de tudo. Do samba à música eletrônica, da literatura às artes visuais. 

O interesse da SAMBA abarca todo o Centro Histórico, desde as praças onde acontecem os eventos, até a área mais badalada, que compreende o Beco da rua Vaz Gondim, a rua Câmara Cascudo, Gonçalves Lêdo. Se o burburinho ocorre no quadrilátero delimitado pela Avenida Rio Branco, Praça André de Albuquerque, Rua Ulisses Caldas e Canal do Baldo, o Adjacências compreende as atividades mais inclusive os bares mais distantes, como o Zé Reeira e Bar do Naldo e do Pedrinho, indo até a Princesa Isabel e além.

Obra de drenagem e recuperação do passeio, além de troca da fiação para iluminação subterrânea. Foto: Joana Lima

REFORMA E RETOMADA
O momento do Beco da Lama e Adjacências também é outro de dois anos atrás. Paira no ar a esperança de retomada do pós-pandemia e a expectativa com a finalização das obras de melhorias estruturais realizadas pela Prefeitura, um pleito antigo da entidade. Vale lembrar que em 2015 a reforma no reduto cultural era uma urgência para ontem. De lá para cá as coisas foram avançando com a intervenção do grafite e do piso. Houve um fortalecimento da SAMBA enquanto entidade de diálogo, assim como houve mais investimento das últimas gestões municipais. Atualmente, o investimento da Prefeitura de Natal tem sido de melhoria estrutural do lugar, dentro do pacote de obras de requalificação do Centro da Cidade como um todo. No Beco e entorno, abrange a troca do calçamento do passeio, execução de serviços de drenagem, esgotamento sanitário, instalações hidráulicas, elétricas e retirada de quase toda a posteação com toda fiação subterrânea. No local estão sendo investidos pouco mais de R $700 mil. 

NOVIDADES
Durante a reforma o Beco também se renova com a chegada de mais empreendimentos. Na esquina da Vaz Gondim com a Ulisses Caldas está em processo de reforma o futuro Lama Bar, boteco de Cláudio Abdon e Steverson Medeiros. Será em formato porta pra fora, com mesas apenas na calçada servindo petiscos e também lanches rápidos. Outra casa que inaugurou em plena pandemia foi o boteco Depois te Digo, de propriedade de Silva Regina Motta, que vem movimentando o Beco às segundas-feiras, quintas e sábados, com rodas de samba animadas. 

*Reprodução mediante a citação do autor e do portal TÍPICO LOCAL