Conceito da exposição é apresentar ao público o processo preparatório de seu trabalho
Agenda Cultural
‘Desenhos de estudo e outras coisas visíveis’ oferece ao apreciador de arte a experiência processual do artista em diferentes fases de sua arte
15 de dezembro de 2022
A artista visual e pesquisadora Sofia Porto Bauchwitz realiza nesta sexta-feira (16) um Leilão de Parede denominado ‘Desenhos de estudo e outras coisas visíveis'. Em formato de exposição, a ação vai acontecer no Seburubu, a partir das 17h, e recebe lances até o dia 19 às 17h, de forma presencial e remota.
Para animar o lançamento, o evento conta com a participação do projeto sonoro Unidade e Contradição (@unidadeecontradicao) de Geovana Grunauer e Alex Duarte, que começam a tocar às 19h.
Diferente de outros leilões, ‘Desenhos de estudos…’ não é sobre obras finalizadas e emolduradas, e sim sobre desenhos preparatórios e processuais que fazem parte do acervo da artista e que saem das gavetas para serem apresentados ao público.Cada obra é apresentada junto a um texto que explica o processo e a pesquisa de onde surgiu.
Para quem não participou ainda de um leilão, Sofia deixa algumas regras simples para o Desenhos de estudo e outras coisas visíveis: Cada item do Lote tem um canhoto anexado com seu valor inicial. Um Catálogo virtual vai ser lançado para consulta no www.sofiabauchwitz.com às 17h do dia 16.Tem trabalhos com valores iniciais de R$ 40 reais. O lance mínimo é de R$ 25,00 reais.
A aquisição pode ser feita tanto presencialmente, no Seburubu, quanto de forma remota pelo instagram da artista (@sofia_bauchwitz) e pelo e-mail: sofiabauchwitz@gmail.com
No dia 19, às 17h, o Leilão encerra. Os compradores serão contatados e terão 48h para concluir a arrematação. O segundo e terceiro suplentes poderão ser contatados, caso isso não ocorra. As obras poderão ser retiradas do Seburubu a partir do dia 20 ou enviadas pelos correios.
ARTE CONCEITURAL
Em 1966, o artista Mel Bochner apresentou uma das primeiras obras de arte conceitual, “Desenhos de Estudo e outras coisas visíveis sobre papel que não necessariamente precisam ser vistas como arte”. Nela, Bochner reuniu e xerocou desenhos preparatórios, rascunhos e toda quantidade de “coisas visíveis sobre papel”, de sua autoria e de amigos artistas, e organizou quatro fichários idênticos que ficavam abertos para serem folheados pelo público.
“No Leilão de Parede, eu também apresento imagens que participam da biografia de alguns dos meus projetos. São processos deixados em aberto, imagens que ficaram de fora, lembranças. São imagens que não costumam ser mostradas, salvo para um profissional como um curador, um pesquisador - é uma produção que costuma permanecer guardada. Mel Bochner flertou com a anulação da autoria e a cópia. No meu caso, faço o contrário, trago originais que, em seu momento, não chegaram a ser obras, mas os apresento para que sejam vistos assim”, diz Sofia
Sofia Bauchwitz é artista visual e pesquisadora. Como artista, foi exposta em instituições como Arnheim Museum (Holanda), Sala de Arte Joven de Madrid (Espanha), Fundação Eugênio de Almeida (Évora, Portugal), Zeicheninstitut (Kassel, Alemania), Museo Murillo la Greca (Recife, Brasil), entre outros. Foi residente do Museu de Arte de Vienna (MAK), realizando projeto sobre “caminhabilidade” e cartografias em Los Angeles (2015). Está presente em coleções privadas e públicas tais como CA2M, UFRN, UCM, El Patio de Martín de los Heros e a Capitania das Artes de Natal.
Serviço:
Leilão de Parede de Sofia P. Bauchwitz: Desenhos de estudo e outras coisas visíveis.
Do dia 16, às 17h, ao 19, às 17h.
Show de Geovana Grunaner e Alex Duarte às 19h do dia 16.
Onde? Seburubu, Avenida Deodoro da Fonseca, 307
Como? Lances presenciais ou remotos (pelo @sofia_bauchwitz) e pelo e-mail: sofiabauchwitz@gmail.com
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022