Gravado em Mossoró e nas Dunas do Rosado, o videoclipe foi produzido em dezembro

Agenda Cultural

Som Sem Plugs apresenta videoclipe ' Afroameríndia' da banda CoisaLuz

A música faz parte do lançamento do primeiro EP autoral da banda mossoroense

20 de janeiro de 2022

O Som Sem Plugs lançou nesta quinta o mais novo videoclipe produzido por meio do seu edital Música Transforma. É Afroameríndia, da banda mossoroense CoisaLuz, e pode ser acessado no canal do Som sem Plugs no YouTube. A banda recebeu 5.245 votos na votação popular do edital Música Transforma 2021, ficando em primeiro lugar na categoria Oeste. 

Gravado em Mossoró e nas Dunas do Rosado, o videoclipe foi produzido em dezembro, com uma equipe de produção do projeto, apoiada por profissionais locais e com artistas das Terras de Santa Luzia. 

A banda é formada por Bianca Cardial, Dayanne Nunes e Flávia Fagundes, três mulheres mossoroenses que carregam no sangue a herança africana e ameríndia. São mestiças, cafuzas e caboclas. Todas trazem consigo a mistura de cor, de raça, de potiguaras, de paiacus, de Brasis. 

O videoclipe exaltará a mulher nordestina, negra, indígena, brasileira. Com ele a banda pretende ressignificar a miscigenação, um fenômeno criado com o intuito de enfraquecimento das raças, um projeto de eugenia com escopo de embranquecer e apagar os traços de quem são.

“A música, de autoria das próprias integrantes da banda, é um convite à reflexão coletiva sobre a herança e origem da mulher brasileira, ressalta a importância de saber quem somos enquanto povo e exalta os benefícios do resgate da ancestralidade, do contato com a cultura e tradições que foram aos poucos sendo apagadas, além de ser um chamado para a união entre as mulheres”, revela Bianca Cardial, produtora. 

A temporada 2021 do Som Sem Plugs é apresentada por Neoenergia Cosern e Instituto Neoenergia, através da lei Câmara Cascudo de incentivo à Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e o edital “Música Transforma 2021” conta com os apoios da InterTV, Grupo Dunas e Arte Musical e apoio local em Mossoró do Garbos Trade Hotel e Panificadora 2001. Conta ainda com o apoio na divulgação da G7 Comunicação e realização da Betapro Foto e Vídeo.