Tanda Macêdo lança clipe "Asas para Voar" do primeiro álbum ainda inédito. Foto: Carito Cavalcanti

Agenda Cultural

Tanda Macêdo lança clipe e web série "Roda Potiguar de Forró"

Videoclipe “Asas para Voar” chega ao público nesta segunda-feira, 20h, no Youtube, com direção de Carito Cavalcanti

16 de novembro de 2020

Faz cinco anos que um tributo ao mestre Elino Julião levou a cantora Alessandra Macêdo para o terreiro do forró. Foi em “Relampeou” que a artista mostrou ser possível imprimir leveza e modernidade ao regionalismo de xotes e marchinhas do forrozeiro de Timbaúba dos Batistas. Em 2020, a cantora que agora se apresenta como Tanda Macêdo, abraça novos diálogos e frentes com sanfoneiros e com o forró. que terá desdobramentos em vídeoclipes, web série Roda Potiguar do Forró, um álbum e um videodisco. E vai além.

Mas hoje o primeiro passo é o lançamento do videoclipe “Asas para Voar” , nesta segunda-feira, 20h, no You Tube. No clipe dirigido por Carito Cavalcanti e Praieira Filme, Tanda interpreta a música de Vinícius Lins e Stenio Carvalho.

“Asas pra Voar” é balada sanfônica que traz essa roupagem pessoal ao forró. Para o cineasta Carito Cavalcanti, Tanda com sua voz doce, numa outra tradução da tradição, “imprime uma espécie de bossa nova no forró. O forró se recria enquanto linguagem e identidade, e se ressignifica através do feminino”.

O videoclipe tem cenas gravadas em Pipa e Extremoz e conta com a participação de André Dias e Malu Macêdo, marido e filha de Tanda. Apesar de ter sido composta antes da pandemia, a música fala sobre distâncias e afeto.

“Quando Tanda me convidou para dirigir seu primeiro videoclipe usando sua própria família em uma reverberação autobiográfica, segui o caminho da simplicidade, com o auxílio luxuosa de belas paisagens naturais como metáforas visuais das paisagens de dentro”. 

Para realizar o projeto do videoclipe ela contou com recursos provenientes do Edital de Fomento à Cultura Potiguar 2019, por meio do patrocínio do Governo do Estado do RN, Fundação José Augusto e do Sebrae RN.

Forrozeiros no “Quintal”

A canção "Asas para Voar" também faz parte do álbum de estreia da cantora, gravado junto ao Trio Candeeiro Jazz, formado por Jubileu Filho, Sérgio Groove e Zé Hilton do Acordeon. E deve estar disponível nas plataformas de streaming até o final deste ano.

Além disso, a nova marca da cantora, a "Quintal de Tanda", abarca produtos diversos sobre a musicalidade de raízes regionais. Um desses projetos é a websérie Roda Potiguar de Forró, que reúne diferentes gerações que em suas carreiras dialogam com o forró ou se aproximam do trabalho dela, como Zé Hilton do Acordeon, Khrystal, Carol Benigno, César Ferrario, entre outros. Este projeto também conta com direção de Carito Cavalcanti.

Confira o videoclipe "Asas para Voar"

 

Confira teaser da Web série "Roda Potiguar de Forró"


SERVIÇO:
Lançamento videoclipe ASAS PARA VOAR
Segunda, dia 16, 20h
www.youtube.com/tandamacedo

Ficha técnica:

ASAS PRA VOAR
(Vinícius Lins e Stenio Carvalho)
 
Intérprete: Tanda Macêdo e Trio Candeeiro Jazz

Direção, Roteiro e Fotografia: Carito Cavalcanti
Idealização e Argumento: Tanda Macêdo
Edição: Fernando Suassuna
Finalização: Levi Herrera
Figurino: Ewerton Rangel
Direção Musical: Jubileu Filho