Areia Branca é uma das cidades mais importantes do litoral norte-rio-grandense

É Típico!

Tem festa na Salinésia: Areia Branca abre programação de Nossa Senhora dos Navegantes

Destaque na programação é o cantor e compositor baiano Bell Marques, que irá comandar nesta quarta-feira (10) o Circuito Pôr do Sol

08 de agosto de 2022

Cinthia Lopes

A encantadora Areia Branca, também conhecida como a Salinésia Potiguar, promove uma grande festa para comemorar Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira dos marítimos e desta cidade que é considerada a principal da região da Costa Branca do Rio Grande do Norte. A programação teve início no domingo (7) e vai até  dia 15, quando haverá a tradicional procissão marítima e a missa dos peregrinos. 

Destaque na programação é o cantor e compositor baiano Bell Marques comandando o trio no Circuito Pôr do Sol nesta quarta-feira (10) no formato micareta, percorrendo o trecho da praia de Upanema até o centro da cidade. Também estão programados shows de Xand Avião, Felipe Amorim, Henry Freitas e Luan Estilizado, Walkyria Santos, Nagibe, Nattan, Kamarguinho, entre outros nomes da região. No domingo (14) que antecede à procissão será realizado o Auto dos Navegantes com participação do Padre Nunes.

HISTÓRIA E BELEZA

Areia Branca está localizada na Região da Costa Branca, a 340km da capital Natal. É uma das cidades mais atrativas do Rio Grande do Norte, tanto por suas características geográficas como pela sua história e por ser a terra-natal de personalidades da cultura como o compositor internacional Tico da Costa e o folclorista Deífilo Gurgel. As paisagens são raras e exuberantes, de belas praias de areias brancas, dunas rosas e brancas e as falésias.

Areia Branca também desfruta de outra característica especial: é a única cidade da do planeta onde o sertão da Caatinga encontra o mar. Ou seja, região de bioma único e grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar.

É na "terra do sal" onde está localizado o Porto-Ilha de produção e escoamento massivo do produto. Por isso o apelido de "Salinésia", por ter muitas salinas como as múltiplas ilhas da Polinésia.

A dica é aproveitar para caminhar por praias ainda preservadas e conhecer o espetáculo das salinas, hoje em dia mecanizadas. “Dar um bom dia ao sertão, sentado de frente para o mar. Em Areia Branca, pode!”, escreveu Evaldo Oliveira em seu blog "Era uma Vez em Areia Branca".

Confira a programação:
7/8 – Domingo

·         20h30 – Lieberth Rodrigues

·         22h30 – Kamarguinho

·         0h30 – Walkyria Santos

8/8 – Segunda-feira

·         20h30 – Festival de Dança

·         22h30 – Paranóico

·         0h30 – Felipe Amorim

9/8 – Terça-feira

·         20h30 – Som da Ilha

·         22h30 – Pagode Koisa Nossa

·         0h30 – Luan Estilizado

10/8 – Quarta-feira

Trio elétrico

·         17h – Circuito Pôr do Sol – Bell Marques

Palco

·         20h30 – Forró do Rolé

·         22h30 – Fernanda Azevedo

·         0h30 – Nattan

11/8 – Quinta-feira

·         20h30 – Festival de Dança

·         22h30 – Muny Santos

·         0h40 – Henry Freitas

12/8 – Sexta-feira

·         20h30 – Pagode Sem Malícia

·         22h30 – Bota pra Torar

·         0h30 – Taty Girl

13/8 – Sábado

·         20h30 – Sambloco

·         22h30 – Bakulejo

·         0h30 – Nagibe

14/8 – Domingo

·         21h – Auto dos Navegantes

·         22h – Padre Nunes

15/8 – Segunda-feira

·         7h – Procissão marítima

·         8h30 – Missa do Peregrino

·         17h – Procissão terrestre

 

Com informações também do G1 RN