Terezinha de Jesus no raro LP produzido por Sivuca: "Sotaque"

É Típico!

Terezinha de Jesus sorteia álbum raro "Sotaque", produzido por Sivuca em 1982

Rifa do LP original será sorteada dia 28. A obra traz composições de Sivuca, Ana Terra, Mirabô e participação de Mu, da Cor do Som

26 de dezembro de 2022

Nos anos 1980 a cantora norte-rio-grandense Terezinha de Jesus estava no mesmo grau de alcance e relevância que Amelinha, Elba Ramalho e outras vozes femininas nordestinas. Entre os anos de 1979 e 1983, a cantora  floraniense de voz cristalina e doce ecoou pelo Brasil através de cinco discos de altíssimo nível: “Pra incendiar seu Coração”, “Vento Nordeste”, "Caso de Amor", "Frágil Força" e “Sotaque”. Este aqui, assim como "Pra Incendiar", foi produzido pelo grande mestre Sivuca. Foi considerado um dos grandes trabalhos da carreira de Terezinha de Jesus, ao reunir uma leva de compositores geniais como Sivuca, Carlos Capinam, Mirabô Dantas, Ana Terra, Abel Silva, Paulinho da Viola e Guilherme Arantes. 

“Sotaque” é  uma dessas raridades restritas a colecionadores de discos e sebos especializados. Nem chegou a ser regravado em mídias como o CD.

Terezinha deixou os palcos em 1995 e ficou em silêncio durante as últimas décadas, até alguns fãs inconformados perceberem que era necessário reverenciá-la como merecia. Desse ressurgimento tardio vieram alguns vídeoclipes bem produzidos, participação em festivais (foi homenageada pela FMU) e a inclusão de seu conteúdo no Youtube.  Terezinha passou a se apresentar em eventos pontuais, mas a saúde fragilizada a impediu de uma retomada mais potente.  

Aos 71 anos e sem os recursos que um trabalhador de música ativo possui, Terezinha precisa de ajuda para complementar o orçamento e cuidar da saúde. Recentemente ela lançou um sorteio de um exemplar desta preciosidade, o LP “Sotaque”, original de seu acervo. A rifa está aberta até o dia 28 de dezembro, às 19h, O valor é de R $30,00. Os detalhes estão disponíveis no perfil da artista no Instagram @Terezinhadejesusoficial . A chave PIX para a compra é 05778751400 - Terezinha de Menezes Cruz. 

Para celebrar o álbum "Sotaque" e lembrar a importância desta artista, deixo aqui um trecho de uma resenha crítica publicada no Diário de Pernambuco de 1982, na ocasião do lançamento do álbum no Geraldão - o texto foi reproduzido em partes pelo jornal Tribuna do Norte na época do seu show na Casa da Música. 

(...) Falar em Sotaque é falar em Terezinha de Jesus e de tudo que tem a ver com a fase em que se encontra assim como no trabalho musical por ela desenvolvido em todos esses anos de carreira. Seu sotaque gostoso, herança do Rio Grande do Norte, passeia com muita leveza pelas doze faixas do novo LP, produzido por Sivuca (como o anterior "Pra incendiar Seu Coração"). E dizer que ela já ultrapassou mais da metade do caminho para o sucesso, com a grande aceitação que obteve seu disco do ano passado, onde as faixas "Pra Incendiar Seu Coração", "Amizade" e "Flor do Xaxado" se destacaram bastante, não deixando seu nome de sair de evidência, principalmente na Região Nordeste.

…Terezinha se entregou de corpo e alma ao preparado de Sotaque. E escolheu um repertório cuja característica principal é a soltura e descontração em todas as músicas, onde se revela ainda melhor como cantora, bastante à vontade, usando todo o potencial de sua voz.

A faixa-título é de autoria de Sivuca e Ana Terra, parceria que garantiu um dos momentos de uma bela poesia do disco. Jurandir de Faria assina música e letra de "Dom Divino", um baião contagiante, que fala sobre os violeiros nordestinos; enquanto uma dupla que já assinou muitos sucessos é responsável por outro baião: Mirabô e Capinam compuseram "Mares Potiguares", especialmente para ela.

"Atrás do Circo Voador", de Aroldo, Levi e Abel Silva, é uma das faixas mais quentes do álbum, falando do amor de uma maneira leve e divertida. O mesmo acontece com "Fervendo de Amor", de Ronald Pinheiro e Papa Kid, em. um frevo gostoso, ao melhor estilo nordestino, feito para dançar.

Dedicada aos amigos Paulo da Viola e Afonsinho, Terezinha gravou "Nova Ilusão", de Claudinor Cruz e Pedro Caetano, recriada no belíssimo arranjo do mestre Sivuca. De Afonso e Glorinha Gadelha é "Cidade de Conde", que a artista interpreta cheia de emoção, dando um significado especial a cada verso.

Com uma mensagem jovem e atual, "Papo de Anjo", "Baba de Moça", de Mu e Guilherme Arantes, agrada logo na primeira vez em que se ouve. Mu (que faz parte do grupo A Cor do Som) teve uma participação especial na gravação, cantando em duo com Terezinha. 

De Tereza Tinoco, "Deslumbrante Moço" é outro bonito momento do disco, onde a cantora mostra seu lado de intérprete romântica e sensível. Mas um prot-pourri de músicas juninas, assinadas por Luiz Gonzaga, Zé Dantas, Antônio de Barros e José Fernandes lembra as nossas tradições populares.

…Uma música que já se tornou um clássico popular nordestino por ser um dos frevos mais bonitos de todos os tempos e que nos toca de perto: "Evocação N.° 1" do saudoso Nelson Ferreira. Com esta música ela encerra seu novo álbum, deixando "a mais nítida impressão de que estamos diante de uma grande cantora, uma artista amadurecida, que sabe o que quer e cujo esforço está sendo plenamente recompensado com o encontro de um sucesso popular cada vez maior".

 

SOTAQUE | FAIXAS

Terezinha de Jesus – Sotaque
1982 – Epic

01. Sotaque (Sivuca / Ana Terra)
02. Dom divino (Jurandy da Feira)
03. Mares potiguares (Mirabeau / Capinan)
04. Atrás do Circo Voador (Aroldo / Levi / Abel Silva)
05. Fervendo de amor (Ronald Pinheiro / Papa Kid)
06. Nova ilusão (Pedro Caetano / Claudionor Cruz)
07. Cidade de Conde (Afonso Gadelha / Glória Gadelha)
08. Éramos dois (Dominguinhos / Mariah Penna)
09. Papo de anjo baba de moça (Mú Carvalho / Guilherme Arantes)
10. Deslumbrante moço (Thereza Tinoco)
11. ”Homenagem a São João”
São João na roça (Luiz Gonzaga / Zé Dantas)
Brincadeira na fogueira (Antônio Barros)
Olha pro céu (Luiz Gonzaga / J. Fernandes)
12. Evocação Nº 1 (Nelson Ferreira)