Theo G. Alves estreia no romance após seis livros de prosa curta e poesia

Agenda Cultural

Theo G. Alves lança seu primeiro romance tendo cidade do interior como cenário

"Barreiro das Almas" (Caravana Grupo Editorial) é uma referência ao primeiro bairro onde cresceu o autor em Currais Novos

06 de março de 2022

O autor norte-rio-grandense Theo G. Alves é conhecido por sua prosa e poesia, com prêmio ao longo da carreira. Agora estreia sua primeira narrativa mais longa, o romance "Barreiro das Almas". A obra chega após uma trajetória bibliográfica de quatro livros de poesia (Pequeno Manual Prático de Coisas Inúteis, A Máquina de Avessar os Dias, Doce Azedo Amaro e Caderno de Anotações Breves e Memórias Tardias), um livro de contos (Por Que Não Enterramos o Cão?) e outro de crônicas (A Cartomante que Adivinha o Presente).

Segundo o autor, o título do livro é uma referência ao primeiro bairro onde suas primeiras lembranças foram construídas, na periferia de Currais Novos. Apesar de ser um livro carregado de memórias, não há um compromisso da narrativa com a historicidade ou fidelidade dos fatos. O romance segue duas linhas narrativas que se encontram e se separam em diversos pontos, o que permite ao leitor desconstruir a linearidade do livro, que conta como núcleo principal a história de um jovem fotógrafo que lida com o luto familiar e a busca por seu pai. Paralelamente, as histórias dos moradores do Barreiro das Almas se entrelaçam de maneira quase mística, costuradas pela figura de uma benzedeira. 

Antes mesmo das primeiras linhas do romance, o autor já esclarece o papel da memória em seu livro quando escreve “Nenhum dos personagens e situações deste livro é real, embora todos sejam verdadeiros.” Em uma entrevista recente, Theo G. Alves afirmou que a memória e o esquecimento são elementos fundamentais em sua maneira de contar histórias e compreender o mundo, o que transparece na remontagem muitas vezes seca e ríspida de seus cenários em contraste com passagens de profundo lirismo e jogos imagéticos.

Para o poeta e escritor Mailson Furtado, vencedor do Prêmio Jabuti, que apresenta a obra, ela “se alinha a misticismos que trazem uma vida cética, dura, de partidas, sem esperanças, mas sempre tangente a um dia seguinte, que virá, a correr como o riacho que há em suas linhas a inventar direções, outras ruas.”

Publicado pela Caravana Grupo Editorial, de Minas Gerais, o romance Barreiro das Almas encontra-se em fase de pré-venda no site oficial da editora ou com o próprio autor. 

Theo G. Alves nasceu em 1980, em Natal, mas cresceu em Currais Novos e mora em Santa Cruz, ambas no interior do Rio Grande do Norte. Foi premiado em concursos nacionais e locais tanto por sua prosa quanto pela poesia. Publicou os livros Pequeno manual prático de coisas inúteis, A máquina de avessar os dias e Doce Azedo Amaro, Caderno de anotações breves e Memórias tardias, todos de poesia; Por que não enterramos o cão?, de contos; e A cartomante que adivinha o presente, de crônicas. 

Para falar com o autor : Facebook: /theo.alves.71 | Instagram: @theo.g.alves

E-mail: theogalvescomercial@gmail.com ou prof.theoalves@gmail.com

https://caravanagrupoeditorial.com.br/produto/barreiro-das-almas/

Telefone/Whatsapp: 84 99892-7822