Carnes do Tio Jorge BBQ são assadas em baixa temperatura na defumadora King's Barbecue

É Típico!

Tio Jorge BBQ aposta no churrasco defumado à moda texana

Restaurante delivery oferece tipo de churrasco no qual a carne é assada lentamente em um defumador. Há opções de churrasco, sanduíches e espetos

13 de outubro de 2021

Cinthia Lopes | Redação do Típico Local

Tostado não é queimado, dizem alguns célebres assadores do lado de cá das américas, Francis Mallmann e Paola Carosella. E no mundo das churrascadas uma boa regra vale ouro: A carne quando saí do calor precisa mesmo é de descanso. Assim também é na culinária típica do sul/sudeste dos Estados Unidos. No Tennessee e Texas,  por exemplo, se comunga dessa premissa de assar no compasso lento das horas e descansar para enriquecer o sabor das lenhas. Adepto de um bom churrasco, o empresário natalense Jorge Maia conheceu a técnica do churrasco defumado americano quando assistiu a um programa de tv anos atrás. Passou de fã para um estudioso, fez cursos e por fim resolveu apostar na ideia como empreendedor. Esta quarta-feira (13) ele dá início às operações do “Tio Jorge BBQ'', restaurante típico de churrascos defumados à moda americana, mas com um pé no ''brazilian barbecue”. Ou seja, com aquele jeitinho brasileiro.

Crosta característica dos churrascos americanos são obtidas pela combinação das lenhas em baixas temperaturas, os temperos e a gordura

O “Tio Jorge” tem como foco o churrasco defumado, no qual a carne é cozida dentro de um defumador que faz o assado lento e concede sabor através das fumaças quentes de lenhas diversas. Esse tipo de assado é muito popular nos EUA, destacando-se o estado do Texas, cujo prato típico é o Brisket, peito bovino defumado. Maia adquiriu o equipamento de uma empresa paulista chamada King's Barbecue. O defumador possui um marcador de temperatura para o “slow cooking”, um forno à lenha e uma grelha onde as carnes passam horas cozinhando. Depois de assadas, as carnes descansam e são embaladas à vácuo e congeladas.  “O defumado é um método de conservação também, então quando as carnes estão prontas para ser consumidas é que se percebe os sabores do tempero e a ação das lenhas na carne”, explicou o cozinheiro.

   

Mix de assados e molhos especiais e a carne fatiada após o assado de 9 horas e descanso de 24h.

Jorge também ressalta como mais característico do churrasco americano a temperagem das carnes, que dá o aspecto de crosta caramelizada a partir da mistura da gordura da carne com os temperos. Esses temperos são de origem creole (Cajun), como a jambalaya.. "As crostas são a grande cartacterísitca desses assados. Como elas são assadas em baixa temperatura, por dentro estão rosadas e macias", explica. “Essa temperagem texana é voltada para o doce e o picante, com uso de açúcar, mel e pimentas variadas, onde se destaca a jalapeno e pouco sal”, explicou o empresário. “Mas nós fizemos adaptações à temperagem, reduzindo o uso do açúcar e das pimentas e utilizando mais o sal e lenhas nativas. A ideia é servir o churrasco texano com sabor bem brasileiro”.

No último sábado, o TÍPICO LOCAL participou de uma degustação para conhecer os pratos que começam a ser servidos no novo restaurante. Neste primeiro momento o Tio Jorge vai operar em sistema delivery, e em dezembro inaugura o espaço físico na área do conjunto dos Professores da UFRN. O menu traz mais de 60 itens (veja link do Instagram), entre cortes dianteiros do boi, como o peito e a maminha. Também há frangos, costelas de porco, batatas, molhos, saladas e espetinhos especiais. Já os sanduíches não tem hambúrguer, são à base de carne desfiada defumada.

Dos pratos servidos na degustação estão o Brazilian Brisket (peito bovino fatiado e defumado) assado em lenhas nativas da região durante 9 horas. Termite Burnt ends/Rump steak (Cupim bovino em pedaços defumados), o Pulled Pork (Carne Suína desfiada e defumada), o Barbecue Pork Ribs (Costela Suína Ripada e defumada e molho barbecue)  e Chicken Lollypop (Coxa de frango coberta de molho doce e defumada com lenhas nativas da região, durante 4 horas.

Também pode-se degustar algumas iguarias, como a Pork Belly (Barriga Suína fatiada e defumada  durante 6 horas e o Chicken Lollypop (Coxa de frango coberta de molho doce e defumada com lenhas nativas da região, durante 4 horas); Outras opções são o Pulled Chicken (Sobrecoxa de frango desfiada e defumada durante 6 horas). Os molhos podem ser Barbecue (fabricação própria à base de ketchup, açúcar e melaço), Molho de abacaxi defumado, Sour Cream (molho a base de leite ácido), Molho Picante (fabricação própria com mix de pimentas).

SANDUÍCHES E ESPETINHOS
Os sanduíches são variados, com molhos e acompanhamentos. Possuem 200gr de proteína defumada, mais pão artesanal, manteiga defumada e clarificada; molho e salada.Os espetinhos tem de carne, frango, porco, linguiça. Destaque para o Pork Belly , espetinho de barriga Suína em pedaços defumada e o Pork Pineapple, espetinho de carne suína com abacaxi em pedaços defumados.


Serviço
Tio Jorge BBQ. Delivery de assados texanos. Quar a dom, das 17h às 22h. Domingos: Cardápio especial 11h às 14h. 
Pedidos: Zap - (84) 99671-6606
Contato: Telefone (84) 2130-1737
Av. Cap. Mor Gouveia, 5807 - Lagoa Nova - Natal - RN
Instagram: tio jorge bbq