Sete músicas trazem o universo que leva seu próprio apelido no título: "Tica"

Agenda Cultural

Tiquinha Rodrigues celebra os sons da rabeca em álbum de estreia

"Tica" chega às plataformas digitais nesta sexta-feira, 15, com produção musical de Kleber Moreira e Toni Gregório pelo selo Rizomarte Records

13 de janeiro de 2021

Cinthia Lopes, com informações de Henrique Lopes

Entre as cordas eruditas de um violino e o arco da rústica rabeca existe uma artista chamada Tiquinha Rodrigues. Veterana musicista nascida em Macau e criada em Natal, compositora, violinista da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte e sobretudo uma rabequeira ligada aos mestres da cultura popular e grupos de música contemporânea, a artista já atravessou duas décadas contribuindo para a diversidade sonora potiguar. Agora chegou a vez de lançar seu primeiro álbum solo e autoral. “Tica” chega para celebrar a vida e os ritmos populares ao som da rabeca, podendo ser apreciado a partir de sexta-feira, dia 15, quando ganhará as plataformas digitais pelo selo Rizomarte Records. 

Sete músicas trazem o universo sonoro da artista e sua rabeca como protagonista em cocos, forró, tom árabe e cigano, pontos de jurema. Apesar de levar seu próprio apelido no título, não se trata de uma jornada solitária, feita só de composições da artista. Ao contrário, ''Tica'' é um álbum povoado de ótimas colaborações e bons encontros entre os dois mundos,  mestres da rabeca e instrumentistas. É o caso do violonista Toni Gregório e do percussionista Kleber Moreira, parceiros de longa data na Rosa de Pedra. Toni e Kleber também assinam a direção e produção musical das faixas. Além deles, colaboram no disco o instrumentista Fernando Régis, autor do instrumental "Forró para Tica", e os compositores Luiz Mário, Waldemar da Silva e o Mestre Juremeiro Romulo Angélico, responsável pela canalização dos cânticos de abertura e fechamento do álbum.

Capa do álbum de Tiquinha Rodrigues em foto de Augusto Júnior. 

Na capa Tiquinha aparece com sua clássica cabeleira ruiva, defumando o espaço com sálvia branca e se misturando ao movimento da fumaça que purifica o entorno, dando o tom de sua espiritualidade. A identidade visual do álbum é o artista visual Augusto Júnior. ''Tica'' é um disco de curta duração, mas de alta intensidade. Sua sonoridade é concisa, fundamentada no essencial, com arranjos de corda passeando em perfeita harmonia com as percussões de Kleber Moreira”, escreveu Lopes. Festivo, percorre temas instrumentais ciganos/nordestinados (Bote um nisso aí, Forró para Tica, Impoeira), seja pela força da poesia que convida à contemplação encantada da Jurema Sagrada (Força Divina e Fecha-te Mesa), seja numa canção singela versando sobre si no ato de fazer música (Licença/Esfrega) ou na magia devotada a todas as mães do mundo(A benção de las Madres).

“É preciso nutrir um sentimento genuíno de liberdade para atravessar tantas searas com maestria e desenvoltura. Mais do que isso, é preciso conhecer a si mesma, saber de onde veio e para onde se vai diante de tantas influências permeando sua trajetória. Tudo isso vem com o tempo, com as vivências, com as andanças que fazem do retorno poético ao lar um verdadeiro movimento de aconchego. É nesse clima de agradecimento à vida que a cantora apresenta o álbum Tica”, escreveu Henrique Lopes, autor do texto de apresentação.  

confira Forró para Tica

 

Voltando um pouco mais o filme de sua trajetória, desde quando subiu ao palco com a banda Brebôte, nos idos da década de 1990 e nos anos 2000 com a criação da lendária Rosa de Pedra, Tiquinha vem estreitando para outras gerações este diálogo entre a música pop contemporânea e os sons ancestrais populares. “Tica” é a essência disso. 

O álbum tem patrocínio da Prefeitura de Natal e Governo Federal com os recursos da Lei Aldir Blanc Projeto Contemplado na Chamada Pública de Emergência Cultural – nº 04/202. 

 

Ficha Técnica:

Produção Musical: Kleber Moreira & Toni Gregório

Mix , Master, Técnico de gravação e estúdio: Toni Gregório

Rabeca, violino e voz: Tica Rodrigues

Percussão e beat: Kleber Moreira

Violão 7, guitarra e baixo : Toni Gregório

Backing vocals: Tica Rodrigues, Kleber Moreira, Toni Gregório e FilipeAnjo

Participação no violão 7, viola e cavaquinho: Fernandinho Régis

Direção de arte capa: Augusto Júnior & Adolfo Ramos.

Fotografia: Augusto Júnior

Assistente de produção fotos: Patrícia Guilhermina

Cabelo: Camila Rodrigues e Juju Clarissa

Make: Juju Clarissa

Locação: #atravessiacasa

Designer gráfico: Rodrigo Palmares

Selo e Assessoria de imprensa: Rizomarte Records

Gestão do Projeto: Bobox Produções

Produção executiva: Talita Yohana

Coordenação de produção: Arlindo Bezerra