Sete músicas trazem o universo que leva seu próprio apelido no título: "Tica"
Agenda Cultural
"Tica" chega às plataformas digitais nesta sexta-feira, 15, com produção musical de Kleber Moreira e Toni Gregório pelo selo Rizomarte Records
13 de janeiro de 2021
Cinthia Lopes, com informações de Henrique Lopes
Entre as cordas eruditas de um violino e o arco da rústica rabeca existe uma artista chamada Tiquinha Rodrigues. Veterana musicista nascida em Macau e criada em Natal, compositora, violinista da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte e sobretudo uma rabequeira ligada aos mestres da cultura popular e grupos de música contemporânea, a artista já atravessou duas décadas contribuindo para a diversidade sonora potiguar. Agora chegou a vez de lançar seu primeiro álbum solo e autoral. “Tica” chega para celebrar a vida e os ritmos populares ao som da rabeca, podendo ser apreciado a partir de sexta-feira, dia 15, quando ganhará as plataformas digitais pelo selo Rizomarte Records.
Sete músicas trazem o universo sonoro da artista e sua rabeca como protagonista em cocos, forró, tom árabe e cigano, pontos de jurema. Apesar de levar seu próprio apelido no título, não se trata de uma jornada solitária, feita só de composições da artista. Ao contrário, ''Tica'' é um álbum povoado de ótimas colaborações e bons encontros entre os dois mundos, mestres da rabeca e instrumentistas. É o caso do violonista Toni Gregório e do percussionista Kleber Moreira, parceiros de longa data na Rosa de Pedra. Toni e Kleber também assinam a direção e produção musical das faixas. Além deles, colaboram no disco o instrumentista Fernando Régis, autor do instrumental "Forró para Tica", e os compositores Luiz Mário, Waldemar da Silva e o Mestre Juremeiro Romulo Angélico, responsável pela canalização dos cânticos de abertura e fechamento do álbum.
Capa do álbum de Tiquinha Rodrigues em foto de Augusto Júnior.
Na capa Tiquinha aparece com sua clássica cabeleira ruiva, defumando o espaço com sálvia branca e se misturando ao movimento da fumaça que purifica o entorno, dando o tom de sua espiritualidade. A identidade visual do álbum é o artista visual Augusto Júnior. ''Tica'' é um disco de curta duração, mas de alta intensidade. Sua sonoridade é concisa, fundamentada no essencial, com arranjos de corda passeando em perfeita harmonia com as percussões de Kleber Moreira”, escreveu Lopes. Festivo, percorre temas instrumentais ciganos/nordestinados (Bote um nisso aí, Forró para Tica, Impoeira), seja pela força da poesia que convida à contemplação encantada da Jurema Sagrada (Força Divina e Fecha-te Mesa), seja numa canção singela versando sobre si no ato de fazer música (Licença/Esfrega) ou na magia devotada a todas as mães do mundo(A benção de las Madres).
“É preciso nutrir um sentimento genuíno de liberdade para atravessar tantas searas com maestria e desenvoltura. Mais do que isso, é preciso conhecer a si mesma, saber de onde veio e para onde se vai diante de tantas influências permeando sua trajetória. Tudo isso vem com o tempo, com as vivências, com as andanças que fazem do retorno poético ao lar um verdadeiro movimento de aconchego. É nesse clima de agradecimento à vida que a cantora apresenta o álbum Tica”, escreveu Henrique Lopes, autor do texto de apresentação.
confira Forró para Tica
Voltando um pouco mais o filme de sua trajetória, desde quando subiu ao palco com a banda Brebôte, nos idos da década de 1990 e nos anos 2000 com a criação da lendária Rosa de Pedra, Tiquinha vem estreitando para outras gerações este diálogo entre a música pop contemporânea e os sons ancestrais populares. “Tica” é a essência disso.
O álbum tem patrocínio da Prefeitura de Natal e Governo Federal com os recursos da Lei Aldir Blanc Projeto Contemplado na Chamada Pública de Emergência Cultural – nº 04/202.
Ficha Técnica:
Produção Musical: Kleber Moreira & Toni Gregório
Mix , Master, Técnico de gravação e estúdio: Toni Gregório
Rabeca, violino e voz: Tica Rodrigues
Percussão e beat: Kleber Moreira
Violão 7, guitarra e baixo : Toni Gregório
Backing vocals: Tica Rodrigues, Kleber Moreira, Toni Gregório e FilipeAnjo
Participação no violão 7, viola e cavaquinho: Fernandinho Régis
Direção de arte capa: Augusto Júnior & Adolfo Ramos.
Fotografia: Augusto Júnior
Assistente de produção fotos: Patrícia Guilhermina
Cabelo: Camila Rodrigues e Juju Clarissa
Make: Juju Clarissa
Locação: #atravessiacasa
Designer gráfico: Rodrigo Palmares
Selo e Assessoria de imprensa: Rizomarte Records
Gestão do Projeto: Bobox Produções
Produção executiva: Talita Yohana
Coordenação de produção: Arlindo Bezerra
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022