Tiquinha Rodrigues canta e toca rabeca em música feita em parceria com Kleber Moreira
Agenda Cultural
Com o clipe “Canoa do Marinheiro”, musicista apoia campanha para reforma e acessibilidade da casa do mestre do coco de roda
25 de setembro de 2020
A “Canoa do Marinheiro” partiu e já está nas redes. Trata-se do videoclipe que a cantora e musicista Tiquinha Rodrigues lançou esta semana em homenagem a Severino Bernardo Santiago, um dos importantes mestres do coco de roda no RN. A parceria com o compositor Kleber Moreira já está em todas as redes sociais da artista e também do mestre @cocoderodamestreseverino.
“Movida pelo convite do grupo Coco de Roda Mestre Severino, fui tocando e gravando algumas músicas da minha casa mesmo pra somar com a campanha #MestreSeverinoEmCasa #AmigosDoMestre, pois minha amizade com Mestre é antiga”, lembra Tiquinha. Vem desde as tocadas com a Rosa de Pedra, participação no coro que gravou o disco "Trem de Mangaba", de autoria do mestre e a gravação da canção e o clipe de "Coco dos Mestres", e “das tardes na casa de Seu Severino e Donana”, conta Tiquinha.
A ideia de fazer um vídeo clipe de "Canoa do Marinheiro" surgiu em Junho, no terceiro mês de pandemia, quando o músico e arranjador Kleber Moreira, autor de "Coco dos Mestres" e Kekezinho do Coco De Roda Mestre Severino, chegaram com a proposta para fortalecer o movimento em prol do Mestre, que está em campanha para ajudar em reformas para garantir mais acessibilidade na casa dele e de sua companheira. Quem não pode ajudar em dinheiro, pode gravar um vídeo para ajudar a levar a mensagem a mais pessoas.
Tiquinha lembra que o processo de gravação da música aconteceu com todo mundo separado por conta da covid. “Toni e Kleber em suas casas e eu gravei a voz no estúdio da Guria Produtora, outra parceria incrível, onde tive o prazer de ter a participação de Camila Pedrassoli no back vocal. Com a música pronta fui vendo a possibilidade de gravar o vídeo clipe. Poderia ter gravado sozinha em casa com meu celular, mas Mestre Severino é uma pessoa muito amada e a vida é tão generosa que foi se encarregando de unir pessoas que também amam o Mestre e quiseram contribuir com a campanha”, refletiu.
Para a construção do clipe participaram o editor Eduardo Bandeira, o fotógrafo e artista Augusto Júnior, Patrícia Guilhermina, Adolfo Ramos na Direção de Arte e Isabel Medeiros, quem presenteou com uma imagem do estandarte do Coco de Roda Mestre Severino, ilustrado com abayomis de saias estampadas do grupo.
“Espero que tenha ficado à altura do mestre, que as pessoas gostem e se sintam motivadas a também contribuir para que nossos mestres, verdadeiros patrimônios vivos da cultura popular, atravessem bem esses momento de quarentena”, lembrou.
Serviço:
Visitem a página do @cocoderodamestreseverino no Instagram para entender como contribuir também. Quem fizer uma doação pode enviar o comprovante para Lilian Carvalho 84 99627-6240.
Confira "Canoa do Marinheiro"
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022