Tiquinha Rodrigues canta e toca rabeca em música feita em parceria com Kleber Moreira

Agenda Cultural

Tiquinha Rodrigues lança videoclipe em prol de Mestre Severino

Com o clipe “Canoa do Marinheiro”, musicista apoia campanha para reforma e acessibilidade da casa do mestre do coco de roda

25 de setembro de 2020

A “Canoa do Marinheiro” partiu e já está nas redes. Trata-se do videoclipe que a cantora e musicista Tiquinha Rodrigues lançou esta semana em homenagem a Severino Bernardo Santiago, um dos importantes mestres do coco de roda no RN. A parceria com o compositor Kleber Moreira já está em todas as redes sociais da artista e também do mestre @cocoderodamestreseverino.

“Movida pelo convite do grupo Coco de Roda Mestre Severino, fui tocando e gravando algumas músicas da minha casa mesmo pra somar com a campanha #MestreSeverinoEmCasa #AmigosDoMestre, pois minha amizade com Mestre  é antiga”, lembra Tiquinha. Vem desde as tocadas com a Rosa de Pedra, participação no coro que gravou o disco "Trem de Mangaba", de autoria do mestre e a gravação da canção e o clipe de "Coco dos Mestres", e “das tardes na casa de Seu Severino e Donana”, conta Tiquinha.

A ideia de fazer um vídeo clipe de "Canoa do Marinheiro" surgiu em Junho, no terceiro mês de pandemia, quando o músico e arranjador Kleber Moreira, autor de "Coco dos Mestres" e Kekezinho do Coco De Roda Mestre Severino, chegaram com a proposta para fortalecer o movimento em prol do Mestre, que está em campanha para ajudar em reformas para garantir mais acessibilidade na casa dele e de sua companheira. Quem não pode ajudar em dinheiro, pode gravar um vídeo para ajudar a levar a mensagem a mais pessoas.

Tiquinha lembra que o processo de gravação da música aconteceu com todo mundo separado por conta da covid. “Toni e Kleber em suas casas e eu gravei a voz no estúdio da Guria Produtora, outra parceria incrível, onde tive o prazer de ter a participação de Camila Pedrassoli no back vocal. Com a música pronta fui vendo a possibilidade de gravar o vídeo clipe. Poderia ter gravado sozinha em casa com meu celular, mas Mestre Severino é uma pessoa muito amada e a vida é tão generosa que foi se encarregando de unir pessoas que também amam o Mestre e quiseram contribuir com a campanha”, refletiu.

Para a construção do clipe participaram o editor Eduardo Bandeira, o fotógrafo e artista Augusto Júnior, Patrícia Guilhermina, Adolfo Ramos na Direção de Arte e Isabel Medeiros, quem presenteou com uma imagem do estandarte do Coco de Roda Mestre Severino, ilustrado com abayomis de saias estampadas do grupo.

“Espero que tenha ficado à altura do mestre, que as pessoas gostem e se sintam motivadas a também contribuir para que nossos mestres, verdadeiros patrimônios vivos da cultura popular, atravessem bem esses momento de quarentena”, lembrou.

Serviço:

 Visitem a página do @cocoderodamestreseverino no Instagram para entender como contribuir também. Quem fizer uma doação pode enviar o comprovante para Lilian Carvalho 84 99627-6240.

Confira "Canoa do Marinheiro"