Tom Zé tem sua trajetória revisitada nesta primeira biografia. Foto: Capa do livro

Agenda Cultural

Tom Zé fala sobre biografia “O Último Tropicalista” em bate-papo virtual

Realizado no sábado (15) conversa com Pietro Scaramuzzo, autor do livro, além do biografado e Dácio Galvão está disponível no Youtube da PMN

10 de maio de 2021

Uma das biografias mais aguardadas dos últimos anos chegou às livrarias de todo o País no fim do ano passado e estará em destaque na programação cultural da Prefeitura do Natal no próximo sábado, dia 15. A vida e obra do tropicalista Tom Zé, 84, um dos artistas brasileiros mais cultuados e que virou referência de várias gerações, estará em debate no canal do Youtube da Prefeitura do Natal, reunindo o próprio artista baiano, o jornalista italiano e pesquisador Pietro Scaramuzzo, autor da obra e o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão

A partir das 20h, de forma gratuita, o público terá acesso ao conteúdo deste bate papo que aborda a primeira biografia oficial deste seminal músico brasileiro. O jornalista Pietro Scaramuzzo percorreu a trajetória de vida e obra de Tom Zé, desde seu nascimento em Irará, em 1936, até o lançamento do álbum Sem você não A, de 2017, passando pelo seu período de ostracismo nos anos 1970 e 1980, e por sua redescoberta por público e crítica nos anos 1990.

Além de cronologia, discografia e vasta quantidade de fotos do cantor, a obra conta ainda com um texto introdutório do próprio Tom Zé e com um prefácio do ex-líder dos Talking Heads, David Byrne, um dos grandes responsáveis pela carreira internacional do brasileiro.

Neste encontro, o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão, intermedia esta viagem pela obra que aborda a personalidade de Tom Zé e a construção da biografia de uma carreira artística que completa mais de cinco décadas. Tom Zé veio a Natal por diversas vezes e participou de festivais literários como o FLIN, realizado pela Prefeitura de Natal. 

Durante a transmissão, o público terá a oportunidade de adquirir a obra (com retirada em Natal) e conhecer mais sobre a vida e obra de um dos grandes nomes da música brasileira em todos os tempos.

Serviço:

Cultura na Cidade apresenta:

“Conversa sobre Tom Zé - O Último Tropicalista”

Sábado, dia 15, a partir das 20h

Canal do YouTube da Prefeitura do Natal

https://youtube.com/user/natalprefeitura