Exposição virtual nasce para marcar os 40 anos de carreira do artista Marcelus Bob

Agenda Cultural

Projeto leva obra de Marcelus Bob para o meio virtual

Exposição Virtual Marcelus Bob foi criado pela produtora e geógrafa Raquel Sales e estreia em janeiro no endereço www.marcelusbob.com.br

27 de novembro de 2020

Levar para o meio digital acervos de artes plásticas tem sido uma forma de dar fôlego a coleções e principalmente visibilidade a artistas veteranos. O lendário Marcelus Bob, de 62 anos, é exemplo de artista plástico que embora tenha um lugar garantido no panteão das artes plásticas do RN, sua obra e jornada cultural ainda estão restritas às galerias físicas, arquivos de jornais impressos ou a quem se dispõe a visitá-lo em seu ateliê-casa da rua João XXIII em Mãe Luíza, onde reside há mais de 30 anos.  

Mas um projeto em breve irá reunir e transpor essa trajetória para o universo virtual. A “Exposição Virtual Marcelus Bob” está para nascer no endereço www.marcelusbob.com.br onde vai ser possível conhecer e rever séries pintadas pelo artista e um resumo de sua vida retratada em jornais da cidade e revistas culturais.

Idealizado pela produtora cultural e geógrafa Raquel Sales, o projeto, ainda em construção, tem previsão de estreia em janeiro de 2021. A proposta foi uma das contempladas nas chamadas de Natal da Lei Aldir Blanc.

A produtora Raquel Sales idealizadora do projeto e, ao lado, uma das pinturas de Marcelus Bob com o cenário que mais gosta de retratar: os boêmios

 Amiga e admiradora da obra do criador dos humanoides, Raquel já tinha o interesse em registrar os 40 anos de Marcelus Bob com algo mais permanente e achou que uma exposição virtual ampliasse esse olhar para as novas gerações. “A exposição é o início de um projeto que já nasceu fazendo aniversário. Vimos a importância de fazer com que esse acervo ganhasse acessibilidade e fosse visto por admiradores da arte, pesquisadores. Queremos que sirva de fonte de pesquisa para escolas”, comentou a produtora.

Raquel destaca o volume da produção de Marcelus. O artista já pintou mais de cinco mil obras. Em seu acervo pessoal ainda possui imagens de 24 séries com mais de 240 obras, além de produções mais recentes. Marcelus Bob também é pioneiro em movimentos de arte e performance, como integrante do grupo Oxente, além de músico.

O trabalho fará recortes e registros de matérias de jornais, relatos de jornalistas e poetas, revistas culturais como a Brouhaha e Preá, registros fotográficos  e audiovisual de diversas épocas e sua relação com o rock and roll, quando nos anos 80 integrou a banda Grupo Escolar. As fotos são um item a parte. Pelo visual exótico, Marcelus foi clicado por diferentes fotógrafos.

ONDE:

A exposição virtual dos 40 anos de Marcelus Bob será permanente e será apresentada na própria página do artista no endereço: www.macelusbob.com.br  em janeiro de 2021.