O Museu a céu aberto da Barreira do Inferno localizado na Rota do Sol. Foto: Ney Douglas

Agenda Cultural

Trampolim da Vitória também é Cidade Espacial 

Desde o último dia 09 de maio Parnamirim ganhou a denominação de Cidade Espacial pelo decreto de número 2.246 sancionado pelo prefeito Taveira

01 de junho de 2022

Desde o último dia 09 de maio Parnamirim ganhou a denominação de Cidade Espacial pelo decreto de número 2.246 sancionado pelo prefeito Rosano Taveira. O motivo do título está relacionado a história de Parnamirim como uns dos primeiros centros de lançamento de foguetes e satélites do Brasil. 

Com o fim da Segunda Guerra, o Brasil surgiu como centro econômico mundial, abrindo para o comércio mundial e também de forma efetiva e determinante para a corrida Espacial. Hoje o Brasil abriga duas bases de lançamentos de foguetes, lugares propícios para lançamentos de satélites  e para pesquisas espaciais.  Mas, a primeira delas conhecida como Barreira do Inferno foi fundada no ano de 1965 na necessidade de coletar dados do espaço aéreo que ajudam a aeronáutica brasileira em seus estudos. É chamada de Barreira do Inferno devido às sua barreiras vermelhas e vistas pelos índios no nascer do sol como barreiras em chamas, por isso ganhou essa nomenclatura.

A Barreira do Inferno fica situada no município de Parnamirim, onde tem uma parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), que é uma autarquia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, responsável pelo programa espacial brasileiro e abriga o Centro Vocacional Tecnológico - Espacial. 

Hoje é possível conhecer um pouco dessa história visitando o museu a céu aberto da Barreira do Inferno localizado na Rota do Sol no caminho das praias do litoral parnamirinense, aberto ao público com réplicas de foguetes e satélites que já foram lançados pela base de foguetes. Na base também abriga o projeto ‘Tamar’, que protege as tartarugas marinhas.