População festeja nova constituição nas ruas de Santiago. Foto: Reuters

Agenda Cultural

TV Cultura leva ao ar documentário inédito sobre a situação política do Chile

Com direção de Aldo Quiroga, "Chile: A praça do povo" será exibido nesta quinta (29)

28 de outubro de 2020

O documentário inédito Chile: a Praça do Povo, que mostra a reação de chilenos pelo mundo e a festa nas ruas do país após a vitório do movimento popularpor uma nova constituição, será exibido nesta quinta-feira (29/10), às 22h45, na TV Cultura. A produção original da emossora conecta o processo chileno do continente, em particular com o Brasil. A direção é do jornalista e apresentador do Jornal da Tarde, Aldo Quiroga, numa continuação de Como o Céu é do Condor.

Um capítulo da história do continente terminou no último domingo (25/10). A vitória esmagadora da opção por uma nova constituição no Chile, com o maior comparecimento às urnas da história recente do país, abre um novo tempo para quem viveu os últimos 40 anos sob a legislação escrita por uma das mais violentas ditaduras latino-americanas. No entanto, manter em pauta os anseios das ruas é o próximo desafio do movimento que foi duramente reprimido pela polícia de Sebastian Piñera.

O resultado das urnas consolida uma vitória importante para o movimento popular: uma nova constituição, que é a primeira do mundo a ter entre os autores uma quantidade igual de homens e mulheres. Além disso, no plebiscito também deu a vitória a excluir toda a casta política da atualidade. Entretanto, a classe política e os partidos já se organizam para influenciar a composição do quadro.

A produção fala sobre esses e outros detalhes quanto a organização administrativa chilena, como a busca por garantir representação de indígenas e outras minorias na atividade política.