O nome de Aldo Parisot tem alcance internacional

É Típico!

UFRN outorga título de Honoris Causa ao norte-rio-grandense Aldo Parisot

Violoncelista que por mais de 60 anos foi catedrático da Yale University, dos Estados Unidos,  e solista de grandes orquestras internacionais

07 de outubro de 2022

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) concede nesta sexta-feira (7) o título de Doutor Honoris Causa ao violoncelista e professor Aldo Simões Parisot. Nascido em Natal, no ano de 1918, e falecido em 2018, o maestro Aldo Parisot foi um violoncelista que por mais de 60 anos foi catedrático da Yale University, dos Estados Unidos,  e solista de grandes orquestras internacionais, além de parceiro musical de Heitor Villa-Lobos. O músico influencia os estudantes e professores da Escola de Música da UFRN, onde já esteve presente em duas ocasiões, e até hoje é lembrado em eventos e projetos com participação da UFRN. 

A solenidade será realizada no auditório Onofre Lopes, e após a apresentação musical da UFRN Cellos e Alzeny Nelo, serão divulgadas as ações que a Câmara de Vereadores de Natal e a Prefeitura de Natal tem desenvolvido com a Escola de Música em prol do legado de Parisot.

Também é por meio do seu legado que nasceu o Projeto Aldo Parisot de ensino de violoncelo, violino e viola a meninas estudantes de escolas públicas de Caicó e Jucurutu, municípios da região do Seridó. O acesso e formação dessas jovens, entre 10 e 15 anos, no universo da música instrumental está sendo possível por meio de ação conjunta da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN), Programa Sinos (FUNARTE/UFRJ), Prefeitura de Caicó através da Semece (Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes), IFRN e o Escritório de advocacia BTW Madruga, de Brasília.

O primeiro resultado dessa experiência será mostrado em concerto público da Orquestra do Projeto Aldo Parisot (formada só por meninas) no próximo sábado, às 19h, no Auditório do CERES-Caicó. A apresentação contará com a participação das alunas do projeto, ao lado da Camerata de Luís Gomes, músicos da Orquestra Filarmônica da UFRN e da cantora finlandesa Tuuli Wallenius. O projeto de formação continuada segue nessas cidades até 2023.

Uma curiosidade familiar. O filho de Aldo Parisot, Aldo Luís Dean Parisot, é diretor e produtor executivo de vários filmes do cinema americano e mundial.