O nome de Aldo Parisot tem alcance internacional
É Típico!
Violoncelista que por mais de 60 anos foi catedrático da Yale University, dos Estados Unidos, e solista de grandes orquestras internacionais
07 de outubro de 2022
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) concede nesta sexta-feira (7) o título de Doutor Honoris Causa ao violoncelista e professor Aldo Simões Parisot. Nascido em Natal, no ano de 1918, e falecido em 2018, o maestro Aldo Parisot foi um violoncelista que por mais de 60 anos foi catedrático da Yale University, dos Estados Unidos, e solista de grandes orquestras internacionais, além de parceiro musical de Heitor Villa-Lobos. O músico influencia os estudantes e professores da Escola de Música da UFRN, onde já esteve presente em duas ocasiões, e até hoje é lembrado em eventos e projetos com participação da UFRN.
A solenidade será realizada no auditório Onofre Lopes, e após a apresentação musical da UFRN Cellos e Alzeny Nelo, serão divulgadas as ações que a Câmara de Vereadores de Natal e a Prefeitura de Natal tem desenvolvido com a Escola de Música em prol do legado de Parisot.
Também é por meio do seu legado que nasceu o Projeto Aldo Parisot de ensino de violoncelo, violino e viola a meninas estudantes de escolas públicas de Caicó e Jucurutu, municípios da região do Seridó. O acesso e formação dessas jovens, entre 10 e 15 anos, no universo da música instrumental está sendo possível por meio de ação conjunta da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN), Programa Sinos (FUNARTE/UFRJ), Prefeitura de Caicó através da Semece (Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes), IFRN e o Escritório de advocacia BTW Madruga, de Brasília.
O primeiro resultado dessa experiência será mostrado em concerto público da Orquestra do Projeto Aldo Parisot (formada só por meninas) no próximo sábado, às 19h, no Auditório do CERES-Caicó. A apresentação contará com a participação das alunas do projeto, ao lado da Camerata de Luís Gomes, músicos da Orquestra Filarmônica da UFRN e da cantora finlandesa Tuuli Wallenius. O projeto de formação continuada segue nessas cidades até 2023.
Uma curiosidade familiar. O filho de Aldo Parisot, Aldo Luís Dean Parisot, é diretor e produtor executivo de vários filmes do cinema americano e mundial.
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022