Projeto de restauração se arrasta desde 2013, com duas licitações desertas e entraves burocráticos
É Típico!
Localizado na Ribeira, o prédio do Grupo Escolar Augusto Severo é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
07 de agosto de 2022
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) abriu licitação para empresas interessadas em realizar a obra de restauro e reforma do prédio do antigo Grupo Escolar Augusto Severo, destinado ao Centro de Extensão, Cidadania e Cultura da UFRN. O aviso de licitação foi publicado no Diário Oficial da União de sexta, 5, e o edital e demais anexos podem ser acessados no Portal de Compras do Governo Federal. A abertura das propostas está agendada para o dia 26 de agosto.
A licitação acontecerá na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação (RDC), aberta à participação de interessados cujo ramo de atividade seja compatível com o objeto a ser contratado, e que estejam com credenciamento regular no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf). Mais informações podem ser obtidas no edital ou pelo e-mail licitacaoufrn@gmail.com, ou ainda pelos telefones (84) 99193-6375 e (84) 99193-6071.
Localizado no bairro da Ribeira, o prédio do Grupo Escolar Augusto Severo é, desde 2010, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e está inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas. A UFRN desenvolveu projetos para o restauro e os recursos recebidos foram destinados à elaboração de outra parte dos projetos, os quais já foram concluídos e aprovados pelo Iphan. Os recursos para execução da obra foram liberados em maio deste ano pelo Ministério da Educação (MEC), na ordem de R$ 5 milhões.
O Centro de Extensão, Cidadania e Cultura da UFRN contribuirá para a formação técnica e cidadã da população e para a sua inserção no mundo do trabalho; para promover conhecimento sobre a história da educação, do direito e do valor patrimonial do edifício; para ampliar o acesso da população às artes e à cultura, além de contribuir para a revitalização do Centro Histórico de Natal.
PRÉDIO JÁ FOI GRUPO ESCOLAR DE EXCELÊNCIA E FACULDADE DE DIREITO
Integrante do conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico de Natal, o prédio do Grupo Escolar Augusto Severo foi inaugurado em 1908, sendo o primeiro estabelecimento do gênero do estado para práticas de ensino infantil. Em torno de 1914, o prédio passou por sua primeira ampliação e iniciou-se um novo período de protagonismo para o edifício, com a instalação de outro estabelecimento de ensino também pioneiro no estado: a primeira Faculdade de Direito do RN. Como os espaços não eram suficientes para atender às demandas, entre 1957 e 1960, foram realizadas reformas e construído um novo pavilhão, com dois pavimentos (térreo e primeiro andar). De estilo modernista, essa nova edificação também se alinhava à vanguarda arquitetônica e artística da época, como tinha ocorrido com o prédio eclético do início do século.
Após a constituição da UFRN, em 1960, a propriedade do Grupo Escolar Augusto Severo foi transferida para o Patrimônio da União. Em 1973, a Faculdade de Direito foi transferida do prédio da Ribeira para o Campus Universitário da UFRN, com nova estrutura criada para abrigar as diferentes unidades acadêmicas da instituição. Encerrava-se, assim, a trajetória de 65 anos de ocupação do prédio da Ribeira como estabelecimento de ensino. Na sequência, o prédio foi utilizado para acomodar repartições públicas, com períodos de desocupação.
NOTA DO EDITOR: OBRAS DA UFRN SE ARRASTAM DESDE 2013
A recuperação do prédio centenário sob a responsabilidade da UFRN froi anunciada em 2013, com recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento -PAC para Cidades Históricas. Após duas licitações desertas, uma em 2014 e outra em 2017, ocorridas em virtude da inexistência de empresas aptas a atender as exigências da obra, a UFRN realizou uma interevenção de emergência para a restauração do muro e melhoria da fachada. Em 2017, a instituição federal recebeu o valor de R$ 129.291,97 do ‘PAC Cidades Históricas’ para elaborar os projetos de revitalização da antiga Faculdade de Direito e da antiga Semut (Prédio centenário onde funcionou o Matemática no final do século XIX). Nenhuma teve a obra concluída. Após a crise e a pandemia, o a obra do prédio em fente à praça Augusto Severo começa a ser retomada em 2022.
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022