Samysia Almeida estreia com livro de crônicas sobre memórias afetivas

Agenda Cultural

Um abraço na saudade através de crônicas

Livro de estreia de Samysia Almeida remonta memórias pessoais entre a Av. Seis e São Paulo, e fisga leitor pela identificação

19 de maio de 2021

A culpa é uma responsabilidade que entregamos a alguém que nos impacta. Mas pode ser também o legado de alguém tão querido que se transforma em saudade. É desse sentimento que nos fala o livro de crônicas “A culpa é sua, mãe”, estreia literária de Samysia Almeida, 32, é um livro para ser sentido — mais que apenas lido. É para entender e desvendar através dos sentimentos como amor, alegria e saudade. As memórias, até certo ponto exclusivas da autora, provocam um resgate de quem lê, como um abraço — ato de afeto que nunca tem um único dono.

A obra tem 40 crônicas, divididas em cinco capítulos. São histórias reais que começam na infância de Samysia, na casa de portão marrom do beco entre as Avenidas Seis e São Paulo, no bairro do Alecrim, em Natal, costurada às vivências das últimas duas décadas. "É como um álbum de fotos. Só que no lugar de fotos, são textos”, definiu a escritora. “Espero que os leitores de alguma maneira se identifiquem com o amor por uma avó, com uma lembrança forte do amor pela mãe ou pelo pai ou de um minuto roubado de alguém que ama. São lembranças minhas, mas que ao mesmo tempo, eu espero que sejam um pouco de todo mundo”, acrescenta.

O livro foi escrito durante a pandemia da Covid-19, mas remete à época em que o distanciamento era algo impensável para famílias como a de Samysia — ou como da maior parte dos brasileiros. E é na riqueza de cada um dos personagens (mãe, pai, irmãos, avô, avó, primos…) que, apesar de independentes, as crônicas se enlaçam. No centro, está o texto que dá nome a obra.

“É um texto muito importante pra mim porque foi o momento em que eu coloquei pra fora uma memória forte com minha mãe, dona Lígia. Publiquei no Facebook e as pessoas comentaram. Foi ele que me trouxe essa vontade lá no fundo de, quem sabe, escrever outras coisas que as pessoas pudessem ler, gostar e talvez se emocionar um pouco ou se identificar”, conta a escritora, que é jornalista por formação. 

Samysia traz o humor nas lembranças cômicas e apresenta um notório encantamento pela simplicidade, como definiu Raquel Assunção, no Posfácio: “Samysia, através das suas crônicas, demonstra essa sensibilidade: a de enxergar as múltiplas belezas que moram nas miudezas cotidianas. E ela faz isso com a minúcia de uma artesã em seu ofício, tendo as palavras como sua matéria-prima. Palavras que são verdadeiros presentes para quem tem o privilégio de as ler — e especialmente para aqueles que permitirem ser abraçados por elas. Palavras que acolhem, homenageiam, fazem sorrir e, nesse movimento, também acendem a gente por dentro.”

O livro, publicado de forma independente, pode ser adquirido no perfil do Instagram @aculpaesuamae por R$ 40. A entrega é gratuita para todo o Brasil.

Serviço

A culpa é sua, mãe

Preço: R$ 40

Autora: Samysia Almeida

Publicação independente (180 páginas)

Onde comprar: Instagram @aculpaesuamae