Dácio Galvão falará sobre a influência de Cascudo em registros da música Armorial

Agenda Cultural

Universidade da França realiza jornada sobre Nordeste Brasileiro

O Rio Grande do Norte marca presença através de videoconferência do gestor Dácio Galvão e temáticas sobre Câmara Cascudo

02 de abril de 2021

A Universidade Aix Marseille, na França, em parceria com o Instituto Camões, realiza nesta sexta-feira (2) a Jornada “O Nordeste brasileiro, espelho mágico do imaginário medieval português” - Le Nordeste brésilien, miroir magique de l'imaginaire médiéval portugais. O evento terá formato online, com início às 9h e término às 16h, no Campus Schuman da universidade de Aix-Marselha. Será coordenado por Eduardo Lourenço, Cátedra Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros.

O Rio Grande do Norte marca presença através da fala do escritor e gestor Dácio Galvão, Secretário Municipal de Cultura e colunista deste portal Típico Local. Dácio participa por meio de videoconferência. O gestor falará sobre a influência de Câmara Cascudo nas adaptações de três romances nordestinos de origem ibérica no acervo musical do movimento Armorial. “As recriações foram feitas pelo violonista potiguar Antônio José Madureira, à época era líder do Quinteto Armorial idealizado para Ariano Suassuna”, relaciona Dácio. 

A jornada tem vasta programação e vale citar alguns convidados. Marília Cabral Azevêdo Latchê falará sobre histórias melusinas fantásticas no Nordeste: A mãe-d'água segundo Câmara Cascudo, e suas convergências com La Moura Encantada em canções e tesouros. Carlos Guerra Júnior, da Universidade Federal do Cariri-Ce, falará sobre “Repentista, trovador ou griot: o ritmo e a poesia vem da idade média e é ressignificado no Nordeste”. Da França, Serge Antunes falará sobre "música medieval e música popular nordestina".