VOA é engarrafa em elegante vidro.

É Típico!

Vodka potiguar VOA conquista segundo lugar em concurso de destilados

VOA, abreviação da Vodka Original Artesanal, é produzida e engarrafada na Samanaú, de Caicó

23 de agosto de 2020

A vodka VOA, produzida e engarrafada na Cachaçaria Samanaú, de Caicó, conquistou a segunda colocação em um concurso de destilados realizado na Inglaterra. A marca é uma parceria da destilaria seridoense com empresa carioca e em breve será comercializada por aqui via Samanaú, segundo informou Vidalvo Costa, o Dadá. “É o mais prestigiado campeonato na Inglaterra. Por muito pouco não recebemos a medalha de ouro”, comentou.

A VOA, abreviação da Vodka Original Artesanal, foi lançada ano passado e é pioneira na categoria ultrapremium.  A parceria com a Samanaú nasceu há dois anos. “Fomos procurados pelos empresários Mário e Tuca Bulhões para desenvolvermos uma vodka em parceria com o químico José Raimundo Filho, pernambucano e especialista em bebidas.”

Além da Vodka, a Samanaú Caicó produz cachaças premiadas, como a Samanaú Ouro, Envelhecida e a Prata, que conquistaram a NY Spirit em 2012, Concurso Mundial em 2014, em Bruxelas. Ao todo foram oito competições internacionais “em todas elas saímos com algum prêmio. Ano passado ganhamos como o melhor destilado do mundo em Chicago”. Dadá Costa disse que premiações são importantes por que atrai um público mais exigente, curiosos e consumidores tradicionais valorizando a marca.

Entre as novidades para este ano, a Samanaú está relançando a cachaça Sibaúma, que é uma cachaça produzida e com o mesmo padrão Samanaú, porém mais popular em termos de valor no mercado.  O nome homenageia o vilarejo de Tibau do Sul originário de um quilombo na qual a comunidade guarda vestígios de danças e músicas africanas.

“ Queremos concorrer com outras marcas que fazem esse tipo de produto. Aquele consumidor que possui um poder aquisitivo mais baixo, poderá adquirir”, comentou o produtor. Ele adianta que a Samanaú também está produzindo a vodka VG e tem também ela em versão ice saborisada. “A Sibaúma e a vodka lançaremos ainda em 2020. A “ice” deixaremos para o ano que vem”.

A Samanaú já exporta para alguns países, como a Nigéria. E estão em negociação com a Alemanha e Portugal. "No Brasil produzimos cerca de 1bilhão de litros de cachaça por ano e só exportamos menos de 1%, os 99% são consumidos por aqui mesmo", atesta Dadá.

A Samanaú também produz álcool líquido e em gel. Todo o acervo da marca pode ser adquirido no site www.cachacasamanau.com.br