Gravações de Autorretrato em Caicó com o fotógrafo Aladim Monteiro

Agenda Cultural

Websérie documenta o trabalho de 24 fotógrafos do Rio Grande do Norte

“Autorretrato" estreia nesta sexta-feira (23) no canal com Coletivo da Foto, no Youtube

22 de abril de 2021

Um trabalho inédito está documentando na linguagem audiovisual a memória, a produção e os profissionais que atuam na fotografia em seus diferentes olhares e regiões do Rio Grande do Norte. A websérie “Autorretrato”, que estreia a segunda temporada nesta sexta-feira,às 19h, no canal do Youtube do Coletivo da Foto. O grupo coloca o pé na estrada para  mostrar  novos trabalhos autorais realizados em sua maioria no Rio Grande do Norte.  

A primeira temporada saiu em 2019 e o alcance no Youtube levou o material para os canais educativos da TVU e da TV Assembléia/RN. Isso provocou os realizadores a lançar a nova temporada ainda maior, com 24 novos programas de 3 minutos cada. Segundo a produtora Meysa Medeiros, a temporada focou o olhar para o interior do RN. “Fizemos viagens para região Oeste e Seridó, além gravar com fotógrafos de Natal e Região Metropolitana. Em Mossoró, por exemplo, gravamos com os fotógrafos Pacífico Medeiros, Marcão Melo e Márcio Barbosa”, destacou. Além dos documentários sobre os 24 fotógrafos, haverá mais um programa sobre os bastidores da websérie. 

“Queremos mostrar as imagens do passado, os fotógrafos do presente e gerar uma documentação que é necessária para divulgar e preservar nossa memória para as futuras gerações” afirma Vlademir Alexandre que participou das gravações ao lado de Damião Paz e Meysa Medeiros. 

Os filmes foram feitos para visualização em smartphones, tablets, computadores ou como série de Interprogramas nas emissoras locais que tanto carecem de conteúdos de curta duração para ajustes em suas programações. Alexandre Santos, idealizador da série, ressalta o potencial didático desta série que poderá ser utilizada em salas de aula como recurso em disciplinas de educação artística, meio ambiente, ciências sociais, turismo e história, dentre outras. 

A segunda temporada de Autorretrato  está sendo realizada com recursos da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

O Coletivo da Foto! É formado por Alexandre Santos, Damião Paz, Flávio Aquino, Henrique José, Meysa Medeiros e Vlademir Alexandre. 
https://www.youtube.com/channel/UCSZzeka7SpGzODicmUHknAQ