Zeca Baleiro e Yrahn Barreto cantam em dueto a bela canção "Mares Meus"

Agenda Cultural

Novo álbum de Yrahn Barreto terá produção de Zeca Baleiro

Após parceria no single "Mares Meus", "Som no Isolamento" virá com produção artística do maranhense e participação de Chico César

08 de maio de 2021

Cinthia Lopes

O isolamento decorrente da pandemia foi capaz de unir artistas distantes que dificilmente se encontrariam não fossem as lives e festivais virtuais. O cantor e compositor potiguar Yrahn Barreto conheceu o maranhense Zeca Baleiro no ano passado, numa edição on-line do Festival Sérgio Sampaio que teve a participação de Cida Moreira, André Prando, Tatá Aeroplano, entre outros. A admiração entre os sampaiófilos foi o primeiro passo, seguiu-se a troca de ideias pelo whatsapp e daí evoluiu para parcerias.

Desse diálogo surgiu o single “Mares Meus”, lançado nessa sexta-feira em todas as plataformas de streaming, pelo selo DoSol 20 anos, no qual Zeca Baleiro participa nos vocais. A música é fruto das composições feitas no período da pandemia por Yrahn e Zeca de forma remota e faz um convite a mergulhar numa atmosfera saudosa e reflexiva. Foi gravado com todo o trabalho de produção e mixagem feito de forma remota, e sai pelo selo DoSol em comemoração aos 20 anos do selo.

Mas não ficou só nisso. O novo álbum de Yrahn Barreto que sairá nos próximos meses, “Som no Isolamento”, trará produção artística de Zeca Baleiro. “Nos conhecemos a partir do festival e a gente foi pensando em fazer algo juntos. Ele topou fazer a produção musical do meu disco que se chama Som no Isolamento. São músicas que fiz no começo do ano passado, quando senti a necessidade de compor nesse momento pandêmico, tão urgente de poesia e reflexão”, comenta Yrahn Barreto.

No processo Yrahn foi buscando a parceria com outros artistas da Paraíba, Ceará, Rio de Janeiro e logo “Som no Isolamento” ganhava um conceito. O disco traz também uma participação de Chico César cantando uma música de autoria de Yrahn chamada "Tempo de Viver", e outra com Climério Ferreira. “Escolhemos as músicas dentro dessa reflexão atual que eu vivi, que é também uma universalidade que a humanidade vem passando”, disse.

virtual

Habituado a tocar no circuito Cidade Alta, principalmente no Bardallos, Yrahn diz sentir necessidade do trabalho presencial, mas enquanto o vírus não permite o retorno aos palcos, vai produzindo pela janela das redes. "Na pandemia, a internet teve papel essencial para manter as interações sociais em tempos em que o isolamento se fez necessário", disse. O artista realiza o projeto  Live Conexão pelo instagram e também pelo youtube no qual interage com outros músicos, com direito a bate-papo e música. “Nessa massificação das redes sociais e das plataformas de streaming eu consigo achar que minha música está indo além fronteiras por causa desse momento em que as pessoas estão conectas. Foi uma forma das pessoas manterem a sanidade através da arte e a música teve o seu papel“.

Yrahn Barreto tem 25 anos de carreira. Começou na música como guitarrista em bandas baile da Natal dos anos 90. Dentre os discos gravados se destacam “Ao Gosto dos Anjos” com canções no formato voz e violão e“Eu e a Máquina” com músicas criadas a partir do uso celular, com a guitarra e sintetizadores conectados no aparelho. 

“Mares Meus”

https://www.youtube.com/watch?v=KJN3PpJNyFw

Vozes e composição: Yrahn Barreto e Zeca Baleiro 

Produção artística: Zeca Baleiro

Arranjos, violões e contra baixo: Jubileu Filho

Programações: Erico Teobaldo

Bateria: Larry Mateus

Mixagem e masterização: Walter Costa

Produção executiva: Jamilly Mendonça

Produção fonográfica: Anderson Foca