Capa da biografia "Jean Mermoz", do escritor Roberto da Silva. Foto: Alexandre Oliveira

Agenda Cultural

Biografia de Jean Mermoz será lançada em Natal

No prelo, primeira biografia em português do aviador francês, escrita pelo pesquisador Roberto da Silva, terá edição do Sebo Vermelho

30 de novembro de 2020

Cinthia Lopes

A primeira biografia em português do aviador francês Jean Mermoz será lançada antes de findado o ano de 2020. Quem confirma é próprio autor Roberto da Silva. Aos amigos, ele avisa pelo whatsapp que “a sorte está lançada”, mas espera que os lapsos que tenha deixado passar sejam imperceptíveis aos leitores. “Depois de ter feito ajustes e correções em umas cinco cópias do miolo do Jean Mermoz enviadas pelo editor, enfim, concedi o imprimatur”, comentou. Em julho, conversamos com o autor nesta entrevista aqui “Aventuras aéreas de Jean Mermoz em Natal estão em biografia” .

A biografia "Jean Mermoz" está sendo patrocinada unicamente pela Embaixada da França no Brasil com edição do Sebo Vermelho pela Coleção João Nicodemos de Lima. Os serviços gráficos são da Offset Gráfica Editora, e a arte da capa é concepção de Alexandre Oliveira. O prefácio é de Vicente Serejo. Por conta da pandemia o autor não fará lançamento presencial, mas espera deixar à venda no Sebo Vermelho e em outra livraria.

Há mais de 15 anos o escritor Roberto da Silva está envolvido com a história deste herói francês, pioneiro da aviação comercial que como piloto da Compagnie Générale Aéropostale, realizou a primeira travessia aérea da europa à América do Sul. Esse vôo de São Luís do Senegal para Natal é tido como o marco na história da aviação civil mundial, inserindo Natal como porto seguro para os pilotos das companhias de aviação postal. O livro de Roberto da Silva também aproxima o piloto do Rio Grande do Norte, no qual esteve tantas vezes.

Jean Mermoz (no centro) cercado por Jean Dabry (à esquerda) e Geo Gimie (à direita): os três fizeram a primeira ligação postal entre Saint-Louis no Senegal e o Brasil em maio de 1930. Foto: Rue des Archives

Na cidade que visitou tantas vezes o autor conta que Mermoz  escreveu seu testamento aos 29 anos, tirou licença para dirigir um automóvel, tomou agradáveis banhos de mar, escreveu cartas, reclamou do hotel sujo e miserável e até chegou a ser homenageado por autoridades. Mermoz morreu em um acidente aéreo em 1936, num vôo vindo para Natal. 

Roberto Silva leu todas as biografias de Mermoz surgidas na França, algumas presenteadas por amigos. Desde a primeira, Jean Mermoz, de Jacques Mortane, publicada em 1937, até as publicadas neste século. Somado ao material biográfico original, o autor pesquisou em documentos e fotografias, a maioria cedidas pelo ex-diretor da Aliança Francesa Bernard Alléguède, amigo de longa data.

“Desde 1990, eu conhecia a mais célebre biografia do piloto, o livro Mermoz, de Joseph Kessel, publicado em 1938. No entanto, somente cerca de quinze anos depois, quando preparei a segunda edição, revista e ampliada, de Os Franceses no Rio Grande do Norte, de Bernard Alléguède, ao reler o livro de Kessel, pude avaliar melhor a grandeza desse pioneiro da aviação postal”, contou o autor. 

A biografia de “Jean Mermoz” não é o último projeto de Roberto da Silva sobre franceses no Rio Grande do Norte. Ele conta que está retornando a outras pesquisas  que julga interessantes para a preservação de alguns aspectos de nossa memória: a edição das reminiscências de Bernard Alléguède entre os norte-rio-grandenses, as cartas de Henrique Castriciano para Tobias Monteiro, “do último depoimento do Ministro João Lyra Filho, anotado, e, talvez, uma seleção de documentos de minha correspondência passiva”.
 

O AUTOR

Roberto da Silva é natural de Pedro Velho-RN. É professor aposentado, graduado em Letras pela UFRN e mestre em literatura brasileira pela UFPB, tendo lecionado como professor do ensino médio em escolas de Natal e no IFPB. É dele outros livros que se relacionam com franceses no Rio Grande do Norte. Luís, toujours lui – Cartas de Câmara Cascudo a Bernard Alléguède (2002) e Os franceses no Rio Grande do Norte, 2ª ed., (co-autoria de Bernard Alléguède) (2005), dentre outras obras.