Jean Mermoz, de Roberto da Silva, tem edição patrocinada pela Embaixada da França no Brasil

Agenda Cultural

Biografia 'Jean Mermoz' já está à venda no Sebo Vermelho

Trata-se da primeira biografia em português do pioneiro aviador francês que inaugurou em Natal a travessia aérea da Europa para a América do Sul

08 de janeiro de 2021

Já está disponível no Sebo Vermelho da av. Rio Branco o livro inédito “Jean Mermoz”, primeira biografia em português do pioneiro aviador francês que inaugurou, ao pousar em Natal no dia 13 de maio de 1930, a travessia aérea da Europa para a América do Sul. O livro do escritor Roberto da Silva não terá lançamento presencial por causa da pandemia.

A biografia é patrocinada pela Embaixada da França no Brasil com edição do Sebo Vermelho pela Coleção João Nicodemos de Lima. A impressão é da Offset Gráfica Editora, e a arte da capa é concepção de Alexandre Oliveira. O prefácio é de Vicente Serejo.

Com 700 páginas e imagens pouco conhecidas por aqui, o livro detalha a vida e os feitos de Mermoz e ressalta a importância de Natal para a aviação comercial mundial, antes mesmo da presença norte-americana por aqui, na Segunda Guerra. Jean Mermoz era um dos principais pilotos da Compagnie Générale Aéropostale e seu vôo de São Luís do Senegal para Natal é tido como o marco na história da aviação civil, inserindo a capital do Rio Grande do Norte como porto seguro para os pilotos das companhias de aviação postal.

Mermoz teve uma curta e intensa vida no ar e em terra, de tenente da força aérea da França a piloto de empresa aeropostal, até o acidente em 7 de dezembro de 1936, quando fazia um vôo para Natal e seu avião desapareceu no Oceano Atlântico. Como um dos queridos heróis da aviação francesa, sua trajetória está registrada em diversas biografias, mas todas, ou as mais importantes, foram escritas por autores franceses. O livro de Roberto da Silva, além de escrito em português, relaciona tudo o que se tem registrado sobre as passagens do piloto por Natal. 

De acordo com a pesquisa, foi aqui que Jean Mermoz escreveu seu testamento aos 29 anos, tirou licença para dirigir um automóvel, tomou agradáveis banhos de mar, escreveu cartas, e conheceu autoridades locais. Foram 15 anos de pesquisas e leituras de todas as biografias já publicadas sobre Jean Mermoz. 

O AUTOR

Roberto da Silva é natural de Pedro Velho-RN. É professor aposentado, graduado em Letras pela UFRN e mestre em literatura brasileira pela UFPB, tendo lecionado como professor do ensino médio em escolas de Natal e no IFPB. É dele outros livros que se relacionam com franceses no Rio Grande do Norte. Luís, toujours lui – Cartas de Câmara Cascudo a Bernard Alléguède (2002) e Os franceses no Rio Grande do Norte, 2ª ed., (co-autoria de Bernard Alléguède) (2005), dentre outras obras.

Leia a entrevista com o autor nesta reportagem publicada em julho de 2020: https://tipicolocal.com.br/noticia/as-primeiras-aventuras-pelos-ceus-de-natal