Artistas apresentam canções de diversos estilos, como forró pé de serra, pop e jazzpop e rap

Reportagens

"Canções de Isolamento Volume 2" apresenta 10 artistas que passeiam por sonoridades diversas

Selo Nightbird Records lança segunda coletânea de músicas inéditas compostas por artistas de várias cidades do RN, durante isolamento social

19 de outubro de 2021

Em 2020 o mundo passava por um momento sem precedentes na história recente. No pico da pandemia da Covid-19 vivia-se no isolamento social, entre incertezas, morte, ruas vazias, crise sanitária, política e econômica. Nesse ambiente nasceu a primeira coletânea “Canções no Isolamento'' (falamos sobre ela aqui )capitaneado pelo selo potiguar Nightbird Records. Na coletânea, 11 artistas tiraram música viva de suas prisões domiciliares. Mais de um ano depois o cenário é outro, mas uma nova safra de canções produzidas em dias intensos chega ao ouvinte neste "Canções no Isolamento - volume 2". A produção e curadoria é de Luan Bates.

A nova compilação da Nightbird apresenta 10 artistas do Rio Grande do Norte, de várias cidades e ambientes e estilos. São com 10 faixas inéditas com Lee Araújo (“Saudade”), Luaz (“Os Dias Que Virão”), Ujó (“O Ano do Rato”), Ydna (“Ansiedade”), Máquinas no Ar (“Mar Deserto”), Marvin (“All I Wished For”), CaSilva (“I Luv This…”), Nayd (“Areia”), CoisaLuz (“Contínua”) e Bando Baião de Nós (“Piá Brother”), além das participações de Apenas Um Oliveira e André Rangel, que colaboraram com Ujó e Luaz, respectivamente. Basta uma rápida audição para saber que tem muita gente talentosa e com potencial fora nos holofotes culturais da capital.

Alguns desses jovens artistas foi notícia aqui no TÍPICO LOCAL durante o período em que produziram seus trabalhos em EPs, singles ou apresentando-se em alguma live. "Canções de Isolamento Volume 2" está disponível em todas as plataformas de streaming AQUI e no YouTube, Em breve, serão lançados pequenos registros audiovisuais para ilustrar as canções.

O  projeto foi feito com auxílio da Lei Aldir Blanc e a curadoria teve como base a diversidade sonora, de gênero e de raça. "Esse é um projeto para dar acesso aos artistas do Rio Grande do Norte. O objetivo é criar uma cadeia produtiva aqui no estado. Todos que estiveram envolvidos são potiguares, desde o operador de som até a pessoa que mixou e masterizou o álbum", conta o produtor e curador Luan Bates. "Dentre as dez faixas, temos estilos variados: jazz, forró pé de serra, rap, pop rock, hip hop lo-fi. Procuramos colocar essa diversidade, tanto em sonoridade, como em questões sociais, ao incluir músicos que fazem parte de alguma minoria", completa. 

As faixas foram gravadas em Natal e Mossoró e todo o projeto foi auxiliado pela Lei Aldir Blanc do Estado. “Na seleção, encontramos artistas com carreiras mais extensas e, também, quem ainda está começando”, informam os produtores.

OUÇA AQUI PELO YOUTUBE

 

https://www.youtube.com/watch?v=FCqZGNaN97c&list=PLCWyD5sPz0EqZgubJO2EHi9HtN62Sxqtg&index=1

Conheça os artistas que integram coletânea

Lee Araújo

Lee Araújo é natural de Cruzeta (RN) e reside em Natal (RN). Toca na capital potiguar há cerca de oito anos. O artista tem um álbum autoral já lançado e, desde o início da pandemia, tem realizado o projeto LeeSons da Vida, além de colaborar com outros músicos e apresentar sozinho diversas canções nas redes sociais. O músico passeia por diversas áreas da MPB.

Ujó

Ujó é um rapper residente do bairro de Mãe Luiza, em Natal. Seu nome artístico representa a sigla “Uma Jogada Original”, que expressa sua versatilidade e personalidade através da música. O rapper iniciou sua trajetória no rap gospel em 2014 e, anos depois, formou o coletivo UBANDO. Após deixar o grupo, em 2018, lançou-se em carreira solo com diversos singles divulgados no YouTube. Em 2021, lançou o EP ‘Eros’, que tinha sido gravado e guardado desde 2017.

Banda Ydna

Apesar de levar o nome de sua cantora, Ydna é uma banda formada por jovens músicos do estado. Proveniente de Macau (RN), foi em Natal que a vocalista Ydna juntou-se à Marco (guitarra), Lucas (baixo), Adrielly (bateria) e Mi (guitarra). O grupo, que lançou recentemente o single “Ela Vai”,  faz  um pop rock de veia feminista e empoderada. 

Máquinas no Ar

O trio Máquinas no Ar foi formado em 2013 e no mesmo ano lançou seu EP homônimo de estreia. Formada por Fábio Mathias (voz e guitarra), Isaac Melo (baixo) e David Coelho (bateria), o Máquinas no Ar havia parado suas atividades de forma indeterminada até os membros …

Luaz

Luaz é um trio potiguar formado em 2018 que nasceu na cena autoral do Rio Grande do Norte com um som voltado ao pop rock e composições que têm como inspiração a busca pelo autoconhecimento, conexões, lutas internas e reflexões sobre o tempo. Os componentes são a própria Luaz (voz/synth), Matheus Ribeiro (guitarra/voz), e Arthur Sena (bateria).

Marvin

Natural de Portalegre (RN), Marvin tem 22 anos e compartilha suas músicas desde 2019. Seu trabalho é desenvolvido a partir das influências de pop, indie folk e R&B. 

CASilva

CASilva tem 24 anos e é o codinome de Caio Silva para seu projeto solo. O músico também é vocalista da banda natalense de hard rock Hustle Tree. Em 2020, sentiu a vontade de explorar o mundo da produção musical, inicialmente ao aprender a fazer beats pelo celular, o que posteriormente resultou em seu trabalho solo de lo-fi hip-hop, influenciado também pelo vaporwave e pelo boom bap.

Nayd

Misturando MPB, lo-fi, música eletrônica e bossa nova, Nayd é não-binárie e traz em suas músicas uma atmosfera experimental, intimista e propositalmente desencontrada. Residente em Natal, Nayd tem lançado alguns projetos de forma independente pelo Soundcloud, e divulgou oficialmente nas plataformas de streaming a faixa “Sal na Ferida”, presente na coletânea “Peste”, do selo paraibano Soninho Records.

CoisaLuz

A CoisaLuz é uma banda formada em Mossoró (RN), no ano de 2019, e composta por Bianca Cardial, Dayanne Nunes e Flávia Fagundes. As integrantes se revezam nos vocais e nos instrumentos, refletindo o caráter coletivo de suas músicas, influenciada pela música afro-brasileira para além dos sons radiofônicos. Com mensagens de afago, alerta, abraço e encorajamento, CoisaLuz busca nas próprias raízes a razão para crescer, frutificar e atingir quem a escuta, e, com esperança, transformar.


Bando Baião de Nós

O grupo Bando Baião de Nós é formado por diversos músicos da região metropolitana de Natal, entre eles: Mariano da Silva (voz e guitarra), Jaya Pereira (pífano, voz) e Rafael Souza (rabeca). O grupo é, realmente, um bando cultural e busca resgatar a música de raiz do Rio Grande do Norte junto ao cordel, poesia e outros sons genuinamente brasileiros.