Prédio da Samaritana é um dos projetos analisados no portal do patrimônio. Foto Evaldo Gomes

Agenda Cultural

Conheça o novo Portal do Patrimônio Potiguar

Arquitetas lançam site colaborativo com informações verificadas, fotos e vídeos sobre patrimônio material e imaterial no RN

29 de abril de 2021

Arquitetas com formação e atuação na área de patrimônio e memória, Cíntia Camila, Ilanna Paula Revorêdo e Márcia Rossana viram nas dificuldades encontradas em suas pesquisas, uma motivação para criarem juntas um canal para compartilhar informações verificadas sobre o patrimônio local. Por este caminho nasce o Portal do Patrimônio Potiguar, um endereço virtual que reunirá registros fotográficos e audiovisuais, histórias, notícias e principalmente, informações técnicas, sobre o patrimônio material e imaterial do Rio Grande do Norte. A estreia do portal acontece nesta quinta-feira, às 16h, com uma live no Youtube no qual as arquitetas falam sobre seus campos de pesquisa e o conteúdo do portal.

O portal pode ser acessado pelo https://portaldopatrimoniopotiguar.com.br/ e também  será um caminho para conectar pessoas interessadas em pesquisas. O portal será lançado com recursos da Lei Aldir Blanc através do Governo do Estado, FJA, Governo Federal. 

Segundo as arquitetas, a fragmentação de informações dificulta a pesquisa e a coleta de dados sobre patrimônio. "Todas já tivemos a dificuldade de localizar as informações que buscávamos. Muitas vezes estavam fragmentadas e até distorcidas. Diante desta vontade comum, resolvemos criar o portal que, através da Lei Aldir Blanc, propiciou para que tudo acontecesse”, comentam as arquitetas.

A ideia do portal é criar um conteúdo colaborativo que valorize o patrimônio, com atualizações semanais.  O conteúdo terá um pouco do universo estudado pelas arquitetas em suas áreas de pesquisa.Cíntia Camila é Arrquiteta e Urbanista e Mestre em Psicologia pela UFRN, especialista em Patrimônio Arquitetônico pela FAUP-UP/Portugal e doutora pelo PPGAU/UFRN. Conselheira Estadual do CAU/RN, docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FAL-Estácio, consultora técnica e pesquisadora na área de Patrimônio Cultural de Natal, tendo desenvolvido trabalhos para instituições como IPHAN/RN, FJA/RN e SEMURB-Natal.

Já Ilanna Revorêdo possui um escritório de arquitetura e está a frente da restauração do prédio A Samaritana. Falamos sobre o assunto nesta reportagem AQUI, . Ela é  formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFRN, especialista em Gestão e Perícia Ambiental pela UNI-RN e mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente/UFRN, com ênfase em Patrimônio. É docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAL - Estácio e é coordenadora do projeto de extensão: Natal, Cidade de Memória, que trabalha ações de educação patrimonial.

Márcia Rossana também é Arquiteta e Urbanista e possui atuação no Patrimônio Cultural do RN e participação nos coletivos de bens registrados como o Teatro de Bonecos Popular do NE e de bens em processo de registro como as Matrizes Tradicionais do Forró. Trabalhos desenvolvidos como autônoma no segmento do patrimônio cultural edificado. Capacitações realizadas no IPHAN na área do patrimônio cultural material e imaterial brasileiro. Participação em Comissões de Avaliação de Prêmios Culturais. E coordenou a divisão técnica do IPHAN/RN de 2017 a 2020.

Para acompanhar a live acesse https://www.youtube.com/channel/UClhnp897aERAvN2XmT1jUtw