Elino Julião é homenageado com titularidade do Dia Estadual do Forró no RN. Foto: Evaldo Gomes
É Típico!
Dia do Forró será celebrado no 13 de novembro, data de nascimento do cantor e compositor de Timbaúba dos Batistas, autor de "Rabo do Jumento"
02 de junho de 2021
Na abertura do mês em que o nordestino celebra os festejos juninos, o governo do Rio Grande do Norte decidiu fazer jus a um de seus maiores mestres forrozeiros: Neste 1º de junho foi sancionada a Lei 10.908/21, "Lei Elino Julião", que institui o 13 de novembro como o “Dia Estadual do Forró”. A iniciativa é uma homenagem ao cantor e compositor de forró, nascido em Timbaúba dos Batistas em 13 de novembro de 1936, e que ao longo do tempo se tornou referência em relação à música e cultura popular Nordestina.
A solenidade de assinatura contou com a presença da chefe do executivo estadual, a governadora Fátima Bezerra, o autor do projeto de lei, deputado estadual Francisco do PT, o diretor da Fundação José Augusto Crispiniano Neto, a viúva Maria Veneranda e o filho Araken Julião.
Autor do projeto que tramitou na Assembleia Legislativa e agora é lei, Francisco do PT lembrou que Elino entrou para a história do forró como um de seus mais importantes representantes. "Como seridoense, fiquei muito feliz de participar deste momento. A proposta por nós apresentada na Assembleia foi aprovada por unanimidade, num reconhecimento à trajetória e à contribuição que ele deu para a cultura do RN e do nosso país. Não poderíamos ter uma data mais apropriada do que aquela em que se comemora o aniversário de nascimento de Elino Julião."
A governadora Fátima Bezerra disse que, além da amizade e o carinho que tinha pelo cantor, é fã e apaixonada pela obra de Elino. E cantarolou dois de seus grandes sucessos: "Na Sombra do Juazeiro" e "Na Minha Rede Não". "Elino é da mesma escola dos grandes mestres do forró - Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Marinês. O que a obra dele tem de mais bonito é a irreverência, o humor. Ao mesmo tempo, traz o lado generoso e toca muito forte o coração de todos nós."
Assinatura da Lei Elino Julião pela governadora Fátima Bezerra, abre os festejos juninos. Foto: Sandro Menezes
Fátima Bezerra destacou a importância da iniciativa para a cultura popular: "temos uma luta em curso para inserir o forró pé de serra, o forró raiz, como patrimônio nacional. Nossa luta é para colocá-lo no patamar que merece. Por que o forró não pode ter o mesmo tratamento que o frevo pernambucano? É isso que queremos para o forró raiz, tão bem representado por Elino Julião.”
"Gostaria de elogiar a iniciativa do deputado Francisco, o apoio da Assembleia e também agradecer a generosidade, o reconhecimento, o carinho que a governadora Fátima Bezerra tem pela cultura do estado. O esforço de vocês em colocar esse dia na nossa memória, no calendário oficial, é um marco inesquecível", agradeceu Araken.
Presente à solenidade na Governadoria, o prefeito Ivanildo Albuquerque lembrou que Timbaúba dos Batistas prestou homenagem a Elino no dia 10 de maio, data de emancipação política do município, e convidou a governadora para participar das comemorações na terra natal do cantor, no dia 13 de novembro, caso as condições sanitárias do estado permitam a realização de eventos.
Crispiniano Neto listou Elino como um dos cinco pilares da música nordestina, ao lado de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Sivuca e João do Vale. "Quero lembrar que este ano o Brasil comemora o centenário de nascimento de Ademilde Fonseca, a rainha do chorinho; 100 anos do escritor Homero Homem e 100 anos do grande folclorista Veríssimo de Melo. Com a homenagem a Elino, o Rio Grande do Norte tem muito o que comemorar.”
ACERVO
Vale lembrar que a discografia e coletâneas de Elino Julião já podem ser acessadas nas plataformas de streaming desde 2020, após digitalização realizada pelo projeto Nação Potiguar, coordenado por Dácio Galvão e Candinha Bezerra e o músico Anderson Foca. Para saber mais sobre Elino, acesse aqui uma reportagem recente do TL.
Rela-Bucho, Elino Julião feat Zeca Baleiro
https://www.youtube.com/watch?v=Q8JP1Ih2EUU
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022