O maestro Waldermar Hernesto chegou aqui nos anos 50 e formou gerações de pianistas

Agenda Cultural

Estreia o primeiro documentário sobre Waldemar Ernesto Hetzel

Vídeo traz entrevistas sobre o pianista e faz parte do projeto O Maestro e A Estrela, que aborda o encontro de Waldemar e Glorinha Oliveira

13 de abril de 2021

Um documentário inacabado sobre o Maestro Waldermar Ernesto Hetzel e a cantora Glorinha Oliveira foi recuperado dez anos depois na carona dos recursos da Lei Aldir Blanc. O material em questão são gravações raras feitas em 2010 pelo editor de vídeo Paulo Lima e o produtor Gianni Allan, do renomado maestro e pianista e de vários músicos e admiradores seus. Na época o maestro tinha 86 anos e já aposentado, resolve realizar um último concerto à convite da grande dama do rádio. Em dezembro, conversei com o diretor do documentário nesta reportagem AQUI

A primeira parte resultou no documentário é “O Pianista: Gaúcho Papa-Jerimum”, que será lançado nesta quarta-feira, às 20h, no canal do Youtube do projeto “O Maestro e a Estrela”. O documentário traz depoimentos dos músicos Eduardo Taufic, que chegou a ser aluno do maestro, além do saudoso Manoca Barreto e Paulo Tito, os músicos Paulo Sarkis, Joca Costa, Waltinho do Acordeon e Damião do Bandolin, como também do jornalista Wodem Madruga e os filhos do maestro.

Já a parte do show será disponibilizada no dia 15, no mesmo canal l do Youtube do projeto O projeto “O Maestro e a Estrela – O último encontro de Waldemar Ernesto e Glorinha Oliveira”.

Gaúcho radicado em Natal desde os anos 1950, Waldemar Ernesto era uma referência no ensino da música instrumental, lapidando gerações de instrumentistas como professor de harmonia e piano popular, além de regente de grandes orquestras como a do América.

“Durante as gravações do documentário é que surgiu a ideia de se fazer o show, juntamos essas duas peças como um único projeto para lei Aldir Blanc, o documentário e o show”, conta Lima. “O Pianista’ é um mergulho sensitivo e imersivo sobre a vida e obra do Maestro Waldemar Ernesto Hetzel especialmente por ser contada a partir de sua vívida voz e memória”, contam os realizadores.

Confira o trailer:

https://www.youtube.com/watch?v=4429aD7pBt4

Ficha técnica:

Idealização: Gianni Allan Duarte Maia
Roteiro: Camila Loureiro Barbosa
Edição de imagens: Paulo Lima
Edição de áudio: Riva Andrade
Locução: Civone Medeiros
Imagens: Gianni Allan/ Paulo Lima
Tempo : 51 min

Confira treiler