PANCS pesquisadas viraram ingrediente de receitas surpreendentes. Foto: Ângela Almeida

É Típico!

Livro Culinária Selvagem, da UFRN, é finalista do Prêmio Jabuti

A obra colaborativa, realizada pelo LabNutrir, reúne mapeamento, pesquisa e receita de plantas alimentícias não convencionais

10 de novembro de 2021

Trabalho realizado pelo Laboratório Horta Comunitária Nutrir da UFRN, o e-book Culinária Selvagem: saberes e receitas de plantas alimentícias não convencionais foi indicado como um dos finalistas do Prêmio Jabuti 2021, considerado o mais tradicional prêmio literário do Brasil. O livro colaborativo, criado por uma equipe multidisciplinar, explora potencialidades nutricionais e ensina receitas usando 12 Plantas Alimentícias Não Convencionais, também conhecidas como PANC. 

Em janeiro deste ano, a obra foi tema de reportagem deste Típico Local. AQUI

As PANC são plantas comestíveis, exóticas ou nativas, não facilmente reconhecíveis ou disponíveis para compra pela população em geral. O trabalho com essas espécies, que é refletido no livro, é fruto das ações desenvolvidas pelo Laboratório Horta Comunitária Nutrir (LabNutrir), projeto de horta urbana pedagógica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Escrito pela professora Michelle Jacob, do Departamento de Nutrição (Denut/CCS), em parceria com a professora Angela Almeida, do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC/UFRN), e com o gastrólogo Nilson Cintra, um dos objetivos do livro é fazer uma ponte entre a gastronomia e a nutrição. O trabalho ajuda a conhecer novas plantas com potencial de promover diversos tipos de benefícios ao corpo humano e ajuda a criar uma diversidade nutricional, bem como aplicar esse conhecimento no dia a dia de forma simples.

Sobre o Prêmio Jabuti, uma nova lista, com cinco finalistas, será revelada no dia 16 deste mês. A cerimônia de premiação será realizada no dia 25, de forma remota pelo segundo ano consecutivo, em razão da pandemia, e com transmissão pelo canal da Câmara Brasileira do Livro, no YouTube. Aos interessados, o e-book Culinária Selvagem já está disponível para a leitura de forma online e gratuita.